05 junho 2007

Blogagem Coletiva e O Monstro do Pãntano


Quando o Lino me convidou pra participar da blogagem coletiva do dia de hoje,sobre um planeta limpo e mais ecológico, pensei logo no Monstro do Pântano.
Alguém já disse que a natureza se vinga e eu concordo. O personagem que podia criar vida vegetal a partir de si mesmo e fazer toda essa vida tomar literalmente todo o espaço humano é a melhor tradução dessa "vingança".
Essa visão assustadora é poderosa, porque creio que algumas situações precisam ser resolvidas com algo mais do que diplomacia. Ás vezes acho que se deve pegar pesado.
Diferentemente dessa necessidade de vingança, a consciência ecológica que está sendo desenvolvida, ainda que quase tardia, pode ser uma saída.Assuntos que até pouco tempo estavam restritos a rodas militantes tomam conta da mídia, expressões que eram praticamente desconhecidas fazem parte do cotidiano do planeta, fazem parte do rol de preocupações das pessoas.
O que me anima nisso é que, ainda que tenhamos chegado nesse nível desconcertante, algo está sendo feito: novas formas de se refletir s0bre energia limpa, novas formas de se conceber combustível, hábitos cotidianos diferenciados, como reciclar lixo. Essa adaptação cultural é o único viés, a única forma de sobrevivência, caso contrário, o Monstro do Pântano vai destruir tudo.

21 comentários:

  1. Anônimo3:10 PM

    ahahah
    Gostei dessa idéia do Monstro do pantano.

    Conseguiu transformar um tema sério com muito bom humor. Parabéns.

    Mas acredito que o proposito da blogagem coletiva foi um sucesso.
    A conscientização das pessoas para o problema ecológico.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vivinha,
    Na esperança que toda a humanidade esteja realmente preocupada na preservação do meio ambiente, e que cada um cumpra seu papel de forma isolada ou em grupo, é a total garantia de que todos ganhamos, nessa luta que engloba o planeta.
    Bjs
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:48 PM

    Não sei se a natureza se vinga, mas na certa ela afeta nossas vidas e um exemplo disso é a mudança de clima. Se ficarmos parado, as coisas vão piorar. Então, vamos agir.
    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  4. Neto, ainda não visitei todo mundo que participou, mas acho que valeu mesmo.;0)

    ResponderExcluir
  5. Mãe,que sejamos todos cidadãos.;0)

    ResponderExcluir
  6. Lino, foi um prazer, beijos.;0)

    ResponderExcluir
  7. Sabe do q me lembrei?? do filme do Senhor dos Aneis, quando os Ents (arvores) se revoltam e saem para destruir o exercito de "Isengard"! Fico imaginando as nossas arvores se revoltando contra os humanos!! hehehehe... Eu acho é que precisamos é ter cuidado com todos os monstros!!

    Bom texto!
    Falo sobre a Índia e a ecologia para humanos!

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo que a consciência ecológica tem se difundido bastante nos dias atuais, mas ao mesmo tempo, me assusta o ritmo de detonação da natureza hoje em dia.

    A gana do capital em transformar do que é tipo de recursos naturais em dinheiro é um trator. Ainda assim sonho com um mundo menos caótico para as próximas gerações.

    O Monstro do Pântano é um grande personagem, na minha adolescência li muito seus gibis. Ele me faz lembrar o Melquíades de Cem Anos de Solidão (G. G. Marques): o cara sentou recostado em uma árvore, e ficou ali por tanto que acabou criando raízes, fundiu-se com a árvore.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivien,
    Como são as pessoas. De todos os blogs que visitei, cada um mostra um jeito diferente de abordar o assunto. Postagens técnicas, em forma de poesia, entre outros. A sua maneira foi 10... Parabéns

    ResponderExcluir
  10. E principalmente as crianças, fazem agora parte dessa roda de discussão. E farão muito mais quando o "Monstro do Pantano" for citado! (rs*) Beijus

    ResponderExcluir
  11. O planeta vai continuar aí, com menos variedade mas vai continuar. Já a humanidade... Sei não...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3:53 AM

    Oi Vivien,

    A natureza pode não se vingar no sentido em que nós humanos entendemos, mas com certeza ela responde às agressões que sofre. A Terra é um organismo como o nosso, não podemos sair lépidamente pela vida jogando lixo, gastando água e energia, poluindo o ar. Você tem razão, acho que estamos despertando com tempo de batalhar pelo planeta, a consciência ecológica é a única saída.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Vivien,
    Sua mãe, de forma inteligente, espera que toda humanidade cumpra o seu papel. Tenho muito pouca fé na humanidade. O anúncio que o Green Peace tem veiculado na tv diz tudo: A nossa geração sonhou em mudar o mundo. Acho que conseguiu, não é mesmo?
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Poliae, adorei a referência, muito bacana.0)

    ResponderExcluir
  15. Tiago, vc falou do meu livro predilleeeettoooo....adorei a comparação com o texto.;0)

    ResponderExcluir
  16. Ronald, viva as diferenças.Volte sempre.;0)

    ResponderExcluir
  17. Luma, ponto crucial: eles são muiiito mais plugados do que a gente.beijos.;0)

    ResponderExcluir
  18. Babs, concordo e tenho medo.;0)

    ResponderExcluir
  19. Lord, achei essa propaganda genial e aterrorizante. Mas ainda tenho fé....

    ResponderExcluir
  20. Encontrei por uma obra do destino seu blog , especialmente este post sobre o monstro do pântano ... estória muito bacana , donde nasceu John Constantine ( e que diga-se de passagem , a molecada ignora ...). Gostei bastante de tudo e gostaria de poder oferecer um link do seu blog no meu , caso seja de seu interesse ... por favor , faça uma visita lá ( http://acasadocanario.bolgspot.com ) e caso você se interesse , acredito que seria muito bacana trocarmos links , o que me diz ??? Um grande abraço , espero sua visita ...

    DJ Zero


    P.S.: Talvez você já tenha me escutado, por volta de um ano e meio atrás , nas ondas da CLIP FM 88,7Mhz , de Indaiatuba ... quem sabe ??? O mundo tem destas doces surpresas ...

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: