Quando o Lino me convidou pra participar da blogagem coletiva do dia de hoje,sobre um planeta limpo e mais ecológico, pensei logo no Monstro do Pântano.
Alguém já disse que a natureza se vinga e eu concordo. O personagem que podia criar vida vegetal a partir de si mesmo e fazer toda essa vida tomar literalmente todo o espaço humano é a melhor tradução dessa "vingança".
Essa visão assustadora é poderosa, porque creio que algumas situações precisam ser resolvidas com algo mais do que diplomacia. Ás vezes acho que se deve pegar pesado.
Diferentemente dessa necessidade de vingança, a consciência ecológica que está sendo desenvolvida, ainda que quase tardia, pode ser uma saída.Assuntos que até pouco tempo estavam restritos a rodas militantes tomam conta da mídia, expressões que eram praticamente desconhecidas fazem parte do cotidiano do planeta, fazem parte do rol de preocupações das pessoas.
O que me anima nisso é que, ainda que tenhamos chegado nesse nível desconcertante, algo está sendo feito: novas formas de se refletir s0bre energia limpa, novas formas de se conceber combustível, hábitos cotidianos diferenciados, como reciclar lixo. Essa adaptação cultural é o único viés, a única forma de sobrevivência, caso contrário, o Monstro do Pântano vai destruir tudo.
ahahah
ResponderExcluirGostei dessa idéia do Monstro do pantano.
Conseguiu transformar um tema sério com muito bom humor. Parabéns.
Mas acredito que o proposito da blogagem coletiva foi um sucesso.
A conscientização das pessoas para o problema ecológico.
Abraços
Vivinha,
ResponderExcluirNa esperança que toda a humanidade esteja realmente preocupada na preservação do meio ambiente, e que cada um cumpra seu papel de forma isolada ou em grupo, é a total garantia de que todos ganhamos, nessa luta que engloba o planeta.
Bjs
Mamãe
Não sei se a natureza se vinga, mas na certa ela afeta nossas vidas e um exemplo disso é a mudança de clima. Se ficarmos parado, as coisas vão piorar. Então, vamos agir.
ResponderExcluirObrigado pela participação.
Neto, ainda não visitei todo mundo que participou, mas acho que valeu mesmo.;0)
ResponderExcluirMãe,que sejamos todos cidadãos.;0)
ResponderExcluirLino, foi um prazer, beijos.;0)
ResponderExcluirSabe do q me lembrei?? do filme do Senhor dos Aneis, quando os Ents (arvores) se revoltam e saem para destruir o exercito de "Isengard"! Fico imaginando as nossas arvores se revoltando contra os humanos!! hehehehe... Eu acho é que precisamos é ter cuidado com todos os monstros!!
ResponderExcluirBom texto!
Falo sobre a Índia e a ecologia para humanos!
Concordo contigo que a consciência ecológica tem se difundido bastante nos dias atuais, mas ao mesmo tempo, me assusta o ritmo de detonação da natureza hoje em dia.
ResponderExcluirA gana do capital em transformar do que é tipo de recursos naturais em dinheiro é um trator. Ainda assim sonho com um mundo menos caótico para as próximas gerações.
O Monstro do Pântano é um grande personagem, na minha adolescência li muito seus gibis. Ele me faz lembrar o Melquíades de Cem Anos de Solidão (G. G. Marques): o cara sentou recostado em uma árvore, e ficou ali por tanto que acabou criando raízes, fundiu-se com a árvore.
Beijos.
Oi Vivien,
ResponderExcluirComo são as pessoas. De todos os blogs que visitei, cada um mostra um jeito diferente de abordar o assunto. Postagens técnicas, em forma de poesia, entre outros. A sua maneira foi 10... Parabéns
E principalmente as crianças, fazem agora parte dessa roda de discussão. E farão muito mais quando o "Monstro do Pantano" for citado! (rs*) Beijus
ResponderExcluirO planeta vai continuar aí, com menos variedade mas vai continuar. Já a humanidade... Sei não...
ResponderExcluirAbraço!
Oi Vivien,
ResponderExcluirA natureza pode não se vingar no sentido em que nós humanos entendemos, mas com certeza ela responde às agressões que sofre. A Terra é um organismo como o nosso, não podemos sair lépidamente pela vida jogando lixo, gastando água e energia, poluindo o ar. Você tem razão, acho que estamos despertando com tempo de batalhar pelo planeta, a consciência ecológica é a única saída.
Bjos
Vivien,
ResponderExcluirSua mãe, de forma inteligente, espera que toda humanidade cumpra o seu papel. Tenho muito pouca fé na humanidade. O anúncio que o Green Peace tem veiculado na tv diz tudo: A nossa geração sonhou em mudar o mundo. Acho que conseguiu, não é mesmo?
Beijo
Poliae, adorei a referência, muito bacana.0)
ResponderExcluirTiago, vc falou do meu livro predilleeeettoooo....adorei a comparação com o texto.;0)
ResponderExcluirRonald, viva as diferenças.Volte sempre.;0)
ResponderExcluirLuma, ponto crucial: eles são muiiito mais plugados do que a gente.beijos.;0)
ResponderExcluirBabs, concordo e tenho medo.;0)
ResponderExcluirBruna,perfeito!!beijos.
ResponderExcluirLord, achei essa propaganda genial e aterrorizante. Mas ainda tenho fé....
ResponderExcluirEncontrei por uma obra do destino seu blog , especialmente este post sobre o monstro do pântano ... estória muito bacana , donde nasceu John Constantine ( e que diga-se de passagem , a molecada ignora ...). Gostei bastante de tudo e gostaria de poder oferecer um link do seu blog no meu , caso seja de seu interesse ... por favor , faça uma visita lá ( http://acasadocanario.bolgspot.com ) e caso você se interesse , acredito que seria muito bacana trocarmos links , o que me diz ??? Um grande abraço , espero sua visita ...
ResponderExcluirDJ Zero
P.S.: Talvez você já tenha me escutado, por volta de um ano e meio atrás , nas ondas da CLIP FM 88,7Mhz , de Indaiatuba ... quem sabe ??? O mundo tem destas doces surpresas ...