15 junho 2007

Todas as dietas do mundo


Não sei se fiz todas as dietas do mundo, mas que tentei, tentei. Já falei sobre isso antes, já fui mais gorda, já fui mais magra, já fiz mais dietas, já deixei prá lá.




Provavelmente a primeira dieta deve ter sido com uns 14 anos, mais ou menos. Era uma daquelas com cardápio reduzido, horroroso, etc e tal.




Funcionou e "desfuncionou" rapidamente. Tentei a da lua: 24 horas tomando líquidos na mudança da lua. E estou falando sério. Muita limonada pra "matar" a fome, muito caldo magro de qualquer coisa. Eu ficava meio zureta, mas não comia nada. Na época, fazia um monte de ginástica e sauna, me pesava em todas as balanças que encontrasse e nunca achava que estava indo bem. Sempre queria emagrecer mais.




Fiz a da sopa: uma sopa nojenta que poderia ser tomada durante toda a semana - na quarta feira a era melhor ficar em jejum do que comer aquela meleca - junto com um cardápio totalmente desequilibrado. Emagrece que é uma beleza. Só tem um porém: com duas colheres de arroz da semana seguinte, você retorna ao peso anterior ou ganha mais alguns.




O mais louco disso tudo é que nos jejuns prolongados muita gente acaba sentindo o prazer mórbido da fome. Pode parecer loucura, mas depois de um tempo, isso é plausível. As anoréxicas que o digam. Perigoso isso, horrivelmente perigoso.Mas absolutamente real. A fome deixa de ser ruim pra ser bnoa - não me peçam pra explicar, porque loucura a gente não explica.




A última dieta louca que fiz foi a de Atkins, cortar os carboidratos e mandar ver na proteína. Emagreci um monte, engordei tudo de novo. Óbvio.




Agora eu não faço mais nenhuma dieta retardada , nem dieta correta , coisa que eu deveria fazer. Mas já passei por essas, inclusive com "aval"médico. Eu sabia qual médico era mais criterioso, qual era mais sem noção e dava bola na primeira consulta ("toma essa fórmulinha e vamos resolver isso"), afinal de contas, médicos irresponsáveis que dão inibidores de apetite pra menores de idade são uma realidade. Eu sei porque tomei.




Só fui em uma nutricionista uma vez e - mesmo depois de contar sobre minha rotina corrida da época, da impossibilidade de cozinhar todos os dias e da necessidade de comer fora de casa - ela me passou uma rotina com estilo dona de casa perfeita, com cardápio rigoroso e pré-definido. Em outras palavras, totalmente fora de minha realidade.



Todos esses anos me ensinaram que a única estratégia para emagrecer é a reeducação alimentar: emagreci 17 quilos desta forma.



Mas o estranho é saber e realmente não fazer isso corretamente, ou seja, ganhei uns desses quilos de volta. Presente de grego.



Mas acho que o pulo do gato é controlar a ansiedade. Acho que eu precisava ir pra um grupo no melhor estilo AA, sacumé?



"-Meu nome é Vivien e eu estou há três dias sem me jogar de cabeça no chocolate!"



- oi, viiviennnn...!"



Enquanto isso não acontece, eu começo outra dieta.
( post dedicado a Carol)

25 comentários:

  1. ixe... não tem jeito: a melhor forma de emagrecer é a reeducação alimentar: comer de tudo um pouco, fazer refeição de três em três horas, etc. e tal. Sei tudo o que posso e não posso comer. E o problema é esse: sei, mas não faço. E já emagreci 30 quilos, almoçando em restuaurante por quilo todo dia... já pensou??? Preciso voltar a ser educadinha urgeeeeeeeeeeenteeeeeeeeeeeee!!!!

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  2. Viviendideus. Me revi neste périplo todo. Isso que eu, até 25 por aí, era uma "táuba", tomava até biotônico fontoura pra ter apetite e ganhar um pouco de carne, pelo menos um pouco de traseiro porque sempre fui do tipo aspirina (rs).
    Depois dos filhos, desandei. Fiz dieta por conta, dieta com acupuntura, dieta com choque na orelha, dieta hiperprotéica (fiquei linda, seca, por uns seis meses...) e meu maior ódio é destes médicos e nutrólogos que acham que a gente tem a cozinha perfeita, o tempo perfeito, o saco perfeito pra preparar porçõezinhas de receita de revista.
    Este ano, estava quase nos eixos, tres vezes por semana na musculação sem sacrificar a gula. Aí, cirurgia de menisco, semanas em casa atolada no sofá e, bom, nem preciso ir adiante.
    Boa sorte na tua empreitada nova.
    beijos
    maris
    ps: bons tempos aqueles das pinturas de Rafae, Leonardo. Agora, o Botero, pode parar.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda acho que a melhor alternativa eh o medico dos nervos. Ou do 'nervoso'? kkkkk

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkk......lembra da frase da criatura???
    "a senhora tem problema de nervoso?"
    Eu deveria ter respondido como o Ricardo disse:
    "tenho probrrrema nos nellllvo, dtô..."....rs

    ResponderExcluir
  5. Luciana, preciso entrar de novo nessa, eu sempr prometo pra mim mesma....e não cumpro.;0)

    ResponderExcluir
  6. Maristela, adorei....rs...
    "porção perfeita de revsita", acho que é isso que esperam que a gente faça, tanha dó...rs

    ResponderExcluir
  7. Vc ainda nao escreveu a historia dos nelvos, nao eh? kkkkkkkkkkkk
    Acho que ate mesmo quem nao te conhece pessoalmente conseguira imaginar a tua cara ao ouvir a perola do medico... kkkkkkk
    Escreve ai pra eu rir um pouco.
    bjs
    :o)

    Ps: escolha o 'nau dos loucos' como imagem. rs

    ResponderExcluir
  8. vou escrever....rs.....perai.

    ResponderExcluir
  9. Publico essa semana, ok?
    pode me mandar mais idéias de posts.;0)

    ResponderExcluir
  10. Lembra do museu? Que ia fechar? kkkk
    Eu gosto das suas historias, das que eu conheco e das novas. rs
    ;o)

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10:35 PM

    Vivien, passei toda minha vida bem magrinha, com 44 kg aos 25 anos. Engordei após a gravidez e fui para 48 Kg. Passei anos oscilando entre 48 e 52. Hoje em dia, nem me peso mais. Devo estar com uns 56 por aí. Como fora de casa, belisco muito, sou uma formiga pra doces, chocólatra, entao,menina, dieta comigo não funciona. Só corto o açúcar e outras delícias, quando a roupa começa a apertar.
    Não ligo para o peso e nem quero ficar pensando nisso, é uma escravidao.
    beijo, menina

    ResponderExcluir
  12. frou, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....acho que eu poderia fazer uma série: pagando mico. Seria longa mesmo.;0)

    ResponderExcluir
  13. Denise, concordo com vc. Sai da loucura assassina de querer emagrecer 20 quilos em três horas, mas está na hora de rever isso tudo. ;0)

    ResponderExcluir
  14. Eu consegui perder 10 quilos com reeducacao alimentar by VP. Um me voltou na época do natal e tá ficando até agora... mas é melhor que nada. Conesgui relativemente fácil: paguei duas "amigas" para ficar espalhando por ai "Olha como a Ciça tá gorda". Motivacao melhor nao existe

    ResponderExcluir
  15. Nhóim! Que coisa fofa me dedicar o seu post! Tô 'sissi' agora!
    Mas essa novela de dieta só tem fim com reeducação alimentar mesmo, não existe fórmula mágica, como eu sempre explico pras minhas pacientes a gente engorda comendo errado e emagrece comendo direito. Tem que procurar uma nutricionista que trabalhe com dieta personalizada porque daí ela te orienta de acordo com a sua rotina. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  16. eu já te disse:
    dieta do samba..samba quatro horas rodo o dia que tu emagrece horrores e ainda endurece as pernocas...

    ResponderExcluir
  17. Você fez Vigilantes do Peso?

    ResponderExcluir
  18. Ciça, morri de rir com sua motivação....;0)
    vp é mesmo uma ótima opção, beijos.

    ResponderExcluir
  19. Carol, vou fazer isso.;0)
    beijão pra vc.

    ResponderExcluir
  20. Tati, eu já recebi outras sugestões boas assim....rs...preciso colocar em prática.;0)

    ResponderExcluir
  21. Claudia, fiz e parei. Auto-sabotagem é uma m****.
    beijos.

    ResponderExcluir
  22. Vivinha,
    O post ficou interessante terminando com a reunião, hehehe...
    Oi Vivieeeen, ficou demais.
    Bjs
    Mamãe

    ResponderExcluir
  23. Vivien, querida.....
    Tem também a dieta dos pontos, a dieta de Beverly Hills, a dieta do "Só é gordo quem quer" (essa era promissora e tentadora), a dieta do limão.... Aff... Já fiz de tudo também. Isso é o que eu chamo de prisão!!!! Hoje cansei. Prefiro me exercitar e ser saudável já que jamais me encaixarei no perfil imposto pela sociedade. Tô mais pra beleza renascentista.... Sou moça antiga, afinal, ora bolas!!!! hehehehe

    Adorei o final do post! =D
    Beijuca

    ResponderExcluir
  24. Van, ahahahha....já vi que vc é do meu time.;0)
    O negócio é comer certo, como diz a Carol.beijos.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: