26 outubro 2007

A cozinha dessa Casa















Eu leio blogs há quatro anos. Escrevo em um blog há um ano.
Desde o começo, sinmpatizava com a caixa de comentários.No começo, nunca comentava.Nunca mesmo. Me sentia constrangida, achava que era apenas para um grupo ,achava que eu não teria muito a dizer, mas confesso, morria de vontade de uns palpites lá e cá.
Quando comecei a comnetar, foi uma avalanche:comentava sistematicamente, diariamente em alguns blogs.
Na época, lia poucos, um grupo seleto e intocável, alguns dos quais, confesso, nem leio mais.Porque as coisas mudam, certo? Mas alguns blogs eu continuo lendo todo dia, como o da Anna Maron, a primeira blogueira que conheci pessoalmente - antes de eu ter meu próprio blog - e que tem blogado menos, porque seu temnpo agora é todo da Clara, sua filha lindinha.
Nessa época de leitora-comentarista-sem-blog, eu me sentia muito bem ao ver meus comentários respondidos.
Sempre achei que responder aos comentários criava um elo entre o escritor e o leitor, que criava uma cumplicidade e que, no mínino, era um gesto muito gentil da parte do blogueiro.
Vários blogs que leio não respodem aos comtários: continuam sendo ótimos blogs,eu continuo lendo, mas sinto falta desse troca, dessa gentileza. Sempre penso que isso soa como um "dane-se a sua opinião".
Se eu tiver que optar, opto pelo blogueiro que repsonde, que omenta, que me olha. Afinal, aessa interação é uma das coisas mais bacanas da blogosfera.
E quando o blogueiro só responde pra alguns e ignora o resto?
Gente, sabe quando você dá um tchau e a pessoa não vê...e vc fica com a mão no ar, todo sem grana, no vácuo? então....
Acho que a caixa de comentários pode ser um lugar para interagir com o texto de forma intensa, seja para elogia-lo ou para questioná-lo.Se bem que tem gente que surta. Outro dia discordei de um blogueiro, o cara deu um piti de mulher grávida, me deslinkou, me excluiu do orkut, ficou totalmente de mal.. Uma coisa meiga de se ver.
Só faltou mostrar a língua e me chamnar de boba.Vocês podem pesnar que é piada, mas é sério. Isso existe.
Mas no universo das pessoas adultas, a discussão é sempre bem vinda.
Obvidamente, a Casa aqui tem suas regras: não se entra chutando a porta, nem sujando o meu chão, aqui tem que seguir as regras básicas da civilidade.
Por isso tem mata -burro na entrada: permito as discussões, permito os comentários, mas se vier de palhaçada, fica do lado de fora,porque debate com grosserias eu não permito mesmo.
No caso do meu blog, a caixa de comentários é minha cozinha.Todo mundo senta, comenta, abre a geladeira pra pegar suco, pergunta se tem mais café, brinca com meus gatos, fala sobre os copos novos que comprei.E eu adoro isso, adoro minha casa cheia de gente, adoro minha cozinha cheia de conversa.
E eu to ali, cozinhando, fofocando, fazendo mais café pra quem acabou de chegar e quer conversar,
Eu adoro a coziha do meu blog e todos vocês são bem vindos ali.
Pode entrar, tô passndo um cafezinho novo.

40 comentários:

  1. Vivien

    Eu tb adoro minha cozinha!

    Vou te contar como é minha vida 'internética': meu computa está sempre ligado e eu entro aqui aos pouquinhos. Muitas vezes um blog fica aberto por horas e não consigo nem ler, quanto mais comentar. No orkut só respondo os scraps e tenho quase 1000 e-mails sem ler. O dia que posso ficar 2 ou 3 horas por aqui é uma glória!
    Então, se entrares no site meter e eu estiver 4 ou 5 horas no teu blog, já sabes como é. Por isso nem sempre comento.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Rosamaria, entendi.;0)
    Eu estou sem pc em casa, sou uma sem-internet...rs...por isso, onde tem um computador, eu tenho tremedeiras....rsrs

    ResponderExcluir
  3. Vivien, mulher, você não pára de escrever o que eu penso!!! Ai, que coisa doida!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:24 PM

    Ai, Vi, meu anjo... Eu tenho uma visão diferente... Respondo os comentários no site quando sinto vontade, e não por "obrigação" de TER QUE responder. Assim como eu comento e não fico voltando no blog para ver se me responderam. Leio, comento e .. sigo em frente...

    Mas isso não significa que o comentário que foi feito não me tocou, alegrou, me fez pensar. É só costume.

    Aliás, ando tão sem tempo que quase todos os meus "favoritos" leio pelo bloglines msem nem entrar na página. Ainda mais que, no trampo, o blogspot é travado. Aí, só lendo por feed mesmo...

    Ahhmm... recebi teu e-mail. Mas não vai dar. Tô derrubada! Acabei que peguei um resfriado. Só não doi nas unhas e nos cabelos, por enquanto. O rsto, estou pior que velho com artrite... :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha Tia Vivien, eu juro que já tentei, tentei e tentei de novo mas não consigo manter esse negócio de comentar meus comentários. Vai ver eu gasto todo meu repertório de asneira no texto que acaba não sobrando nada para os comentários hahahahaha!

    Mas olha, acho uma tremenda delicadeza pessoas que como você que respondem a todos os comentários :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vivien,

    Sou de falar muito não, mas adoro participar de um bom papo! Também não gosto de café, mas se tiver uma água fresquinha, sem gás, com uma pedrinha de gelo, 'tô dentro! Também gosto da interação que as caixas de comentários dos blogs proporcionam, e discordar pode ser positivo, sim - "a unanimidade é burra"?!

    Conhecerei sua cozinha real, hoje! E seus dotes culinários também...

    bjos,
    até!
    Clé

    ResponderExcluir
  7. Vivinha,
    Que delícia a sua cozinha...além do atendimento especial é interessante,alegre,inteligente e farta.
    Bjs
    Mamãe

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3:45 PM

    Eu também gosto de comentar e vou comentando até em blogue de quem nunca me viu.Mas penso o contrário de vc qt às respostas aos comentários.Eu acho que pode virar bate boca como já vi em alguns.Prefiro deixar livre mas é comum quando faço um texto, tendo como mote os comentário como estou fazendo agora com textos sobre guarda compartilhada e aborto.Faço os meus textos deixando brechas para vários tipos de comentários e gosto qd são contraditórios.E, tb, o tempo que é gasto respondendo comentários serve para visitar outros blogues o que evita ficar entre os mesmos.Vc sabe que tem mt gente que nos visita e não comenta inclusive os lincados que gostamos de visitar.

    ResponderExcluir
  9. eu vim filar cafezinho aqui na sua cozinha e dizer que conheci seu saboroso blog através do guga alayon que tem a mim e a vc linkados... camarada de bom gosto né mesmo ??? quanto a comentar em blogs concordo com todas as suas assertivas . Sucede que o tempo - sempre ele , o maldito!- muitas vezes não nos dá chance de comentar muito o que dizem a nosso respeito ou a respeito de nossas idéias ... ainda mais se vc posta todo dia...é uma pena . Mas responder por responder fica frio.´É melhor responder com gosto... falar nisso aparece lá em casa tb... estou pensando seriamente em te linkar...hehehe
    bacio
    ricardo

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7:35 PM

    Opa! Cafézinho é bom... ainda mais quando a prosa é boa, igual a tua.

    Acho que escrever e não trocar comentários é uma sensação de surdos-mudos berrando. Estranho não?! Mas é isso... Se não te ouvem, se não te falam, por que berra?

    Detalhe: O poeta é surdo, mudo e louco.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Em sua homenagem prometo ter mais disciplina nas minhas respostas...rs

    Tb comecei lendo. Um belo dia a caixa de comentários ficou pequena demais para mim

    ResponderExcluir
  12. Oba, acabei de chegar, ainda sobrou café?
    Vivien você está certíssima. Também gosto de responder os comentários, há aqueles períodos em que não consigo por falta de tempo mesmo, mas gosto de responder, e sempre volto nos blogues que sei que respondem.
    A gente sente que não falou sózinha né?
    Menina valeu a dica para Karen, foi ótimo, e já postei as fotos, quando puder dê uma olhada lá.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Querida Vivien. Tá tão bom esse teu cafezinho. Pena que já tenha de ir. Ando tão atucanada que nem tempo de responder aos comentários eu tenho. Concordo contigo: é um carinho necessário. um beijo grande

    ResponderExcluir
  14. Cláudia, vc sabe...eu sou vc...heheheh

    ResponderExcluir
  15. Sandra, eu gosto muito dessa troca, como disse aqui. Leio e entendo quem não responde...maa sinto uma certa falta.;0)

    ResponderExcluir
  16. Márcia, eu leio e adoro seu blog.;0)

    ResponderExcluir
  17. Clélia, adorei sua visita, adorei o seu papo - interessante como sempre - e espero que vc e o Arnaldo voltem muitas vezes!;0)

    ResponderExcluir
  18. Magui, já vi bate boca....já até entrei em alguns...rs
    Mas acho que o debate é - quase - sempre interessante. E gosto de dar uma atenção especial pra quem me lê.;0)

    ResponderExcluir
  19. Ricardo, volte sempre, será sempre bem vindo por aqui. Amigo do Guga...só pode ser gente boa.;0)

    ResponderExcluir
  20. Karla, venha sempre. Adoro novos amigos, leitores e tomadores de cafezinho...rs

    ResponderExcluir
  21. Andrea, entendo vc! Foi mais ou menos assim tb comigo.;0)

    ResponderExcluir
  22. Aninha, quando ela disse que ia pra Santos, pensei imediatamente em vcs....espero que tenham se divertido juntos.;0)

    ResponderExcluir
  23. Maris, é um carinho que gosto de fazer.;0)

    ResponderExcluir
  24. O próximo encontro, Vivien, será aqui em casa. Vamos combinar, assim qu'ele voltar de viagem.

    bjão,
    Clé

    ResponderExcluir
  25. A tua cozinha é dez!!!!!! Adoro estar nela!!!!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo3:50 AM

    Nunca tinha pensado nisso, de comentar o comentário. Confesso que acho uma delicadeza enorme da sua parte: faz a gente se sentir correspondida no aceno.
    Mesmo o meu blog não sendo tão visitado, vou aderir à idéia.
    Beijo!
    Mel

    PS: Adoro café.

    ResponderExcluir
  27. Vivien, vc sabe o que eu penso a respeito de links e de comentários. Já sentiu até o poder da vassourada, né?
    Mas, sou sincero: detesto a impressão de estar falando sozinho.
    Valeu a indicação do casal Biajoni. Ganhamos o final de semana!
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
  28. Vivien,
    Nesse caso somos bem parecidos. Também gosto de comentar e de ler o que as pessoas escrevem no meu blog. Tenho como norma responder a todos os comentários. Esse costume, no fim, é motivo de muito stress para mim. Nem sempre, devido ao grande número de compromissos que possuo, consigo atuar com a ferqüência que gostaria, acabo negligenciando algumas visitas. Me sinto muito mal com isso.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  29. Vivien, não tenho como hábito comentar no meu blog não mas, vendo seu texto, acho que vou dedicar um tempinho, não custa nada, não é? Tive conversando com a Luci do Hippos a respeito da forma de agir do pessoal que bloga, cada um com suas manias.

    Com sua autorização, claro, convido-a a participar da blogagem coletiva da Ana Virginia ou se não for possível, dar uma forcinha...

    No mais, posso repetir o café, uma deleicia... Bjs e ótima semana à você querida

    ResponderExcluir
  30. Clélia, vai ser ótimo. Gosto muito de combinar programas com vcs, é sempre divertido, agraável, nunca vejo o tempo passar.;0)
    E obrigada pelo livro!

    ResponderExcluir
  31. Thelma, e eu adoro ver vc por aqui.;0)

    ResponderExcluir
  32. Mel, que bom, fico feliz...acho que as discussões por lá serão incríveis.;0)

    ResponderExcluir
  33. Valter, sei que vc é dos meus...rs
    Quanto a dica que passei pra Karen, sabia que seria bacana pra todo mundo, grande beijo.;0)

    ResponderExcluir
  34. Lord, como estou sem pc em casa, tb sinto uma certa dificuldade, pois gostaria de ler mais pessoas e comentar em todo mundo. Mas ainda assim, gosto muito desse papo na cozinha.;0)

    ResponderExcluir
  35. Ronald, oba...vai ser legal ver vc entrando no time "dos que respondem"..heheh
    To indo no seu blog ver essa blogagem coletiva, ok?

    ResponderExcluir
  36. Anônimo9:55 AM

    ops
    gostei muito.. me despertou esse lado mineiro de bater papo na cozinha. parabéns ..bj macabeu
    alan - anjo torto

    ResponderExcluir
  37. Anjo, venha sempre aqui, tomar um café macabeu.;0)

    ResponderExcluir
  38. Ola minha amiga procuro comentar todos os blogs, mas as vezes por preguiça leio e logo passo para ler outros blogs e assim vai passando...tambem gosto que pessoas que passem no meu blog e leiam comentem mesmo sendo de opiniao contraria a minha....mas bola pra frente o blog e nosso diario, e nosso dia a dia. Um grande beijinho carregado de energias positivas do outro lado do oceano.

    ResponderExcluir
  39. ***Dri, onde passo, costumo comentar, vc sabe....falo mais que o homem da cobra.;0)

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: