<
Lendo o site da Unicamp, recebi essa notícia triste:
"Morre o pintor Bernardo Caro, ex-diretor do IA
[17/9/2007] Faleceu na manhã de domingo (16), em Campinas, o artista plástico Bernardo Caro. Caro, que era professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ia fazer 76 anos em dezembro, havia se submetido na sexta-feira a um implante de válvula cardíaca no Hospital Celso Pierro, não resistindo ao pós-operatório. Seu sepultamento ocorreu no domingo.
Bernardo Caro firmou-se como pintor e artista plástico a partir de 1964, quando passou a fazer parte do Grupo Vanguarda, de Campinas. Na década de 70 participou de várias versões nacionais e internacionais da Bienal de Arte Moderna de São Paulo. Além de ter participado de exposições na Itália, na Espanha, no Japão e em países da América Latina, tem obras em acervos de Londres, Washington, Paris, Madri, Granada, Stuttgart e Estocolmo.
Natural de Itatiba, Bernardo Caro foi educador e professor universitário, ligando-se primeiramente à Pontifícia Universidade Católica de Campinas, de cujo Departamento de Artes Plásticas foi chefe de 1979 a 1982, e depois à Unicamp, de cujo Instituto de Artes foi diretor. De 1997 a 2006 foi vice-cônsul da Espanha em Campinas e região.
Filho de imigrantes andaluzes, a arte de Bernardo Caro era um ponto de união entre a tradição da pintura espanhola e a temática brasileira. Era possivelmente o pintor brasileiro mais marcadamente espanhol. Em 1997, a cidade de Villanueva del Trabuco, onde nasceram seus pais, prestou uma homenagem ao artista dando seu nome a uma das ruas da localidade. Bernardo compensou-os com um monumento construído na praça principal da cidade.
Detalhes sobre a vida e a obra de Bernardo podem ser consultados no site bernardocaro.bravehost.com
(Eustáquio Gomes)"A partida das pessoas sempre me deixa triste, mesmo quando deixam uma marca tão intensa e bonita quanto ele deixou.
Ainda mais quando essa pessoa era alguém que eu admirava tanto.
Bernardo não só é um ícone mas é referência que será mais valorizada do que mereceu em vida no futuro. É sempre assim né?
ResponderExcluirBeijo
André, acho que sim...o que é triste.beijos.
ResponderExcluirQuem quiser conhecer mais acesse o site do meu vô.
ResponderExcluirhttp://www.bernardocaro.bravehost.com/
E quem quiser ler aquarelas e ver poesias pode experimentar o El Infinito Placer de la Memoria, de Bernardo Caro e Julio Garcia Morejón.
ResponderExcluirJá que concede, estou à vontade.
ResponderExcluirQuêri, se quer mesmo saber mais (ter mais dúvidas boas e boas suspeitas) sobre a Obsessão (dito assim) de Bernardo Caro por bolas de bilhar; sugiro que veja isto:
http://www.youtube.com/watch?v=44jxiqU4VDQ&feature=related
Aprecie.
É de verdade, não é trote.
Obs. Parece besteira responder um post com mais de 2 anos de postagem, mas não titubiei. Parece que o blog está operante, e tenho a impressão de ter visto um banner, neste, indicando que leria comentários, de post velhos ibdem.
Quêri,
Me vou; foi um prazer.
(Who Knows?)
***Anônimo, obrigada pela dica. Fique à vontade pra comentar em qualquer post, eu sempre respondo.
ResponderExcluirGrande beijo.
Ola tudo bem ;)
ResponderExcluirsou neto do Bernardo Caro.
segue abaixo a pagina do meu vo no facebook.
seria otimo encontrar todos voces lah..
grande abraco a todos
andre caro
http://www.facebook.com/bernardocaro.ta