23 maio 2009

Dia de rever gente





Eu sai mais cedo de um curso que faço aos sábados pra ir direto pra livraria Cultura, porque minha querida amiga Andréia T. Couto estava lançando um livro : O Lutador, um romance que vou resenhar aqui, aguardem.
Andréia é uma pessoa ímpar: fez Letras, Mestrado em Comunicação, Doutorado em Desenvolvimento Sustentável (na Engenharia Agricola, uia), morou na Alemanha, na França e há alguns anos encanou que iria escrever algo sobre Ruanda.
Beleza, pesquisou, fez contatos, mala, juntou uma grana e se aboletou em um avião rumo a África Central. Voltou no ano seguinte e preparou um livro reportagem, porque, mesmo com esse currículo bacana, decidiu fazer outra graduação, agora em Jornalismo. E fez.
Conheci Andréia Couto em 1993, quando éramos professoras na mesma faculdade. Hoje lembramos de umas histórias pitorescas de lá, qualquer hora eu conto.
O que eu adoro nela é esse jeito de se jogar no mundo, essa independência, essa vivacidade que quem a conhece sabe como é.
Hoje, além da alegria de conversar com ela e com seu marido Henrique - segundo ela, "uma delícia, um homem que não se acha mais nem com lanterna acesa" - ainda revi um monte de gente da Unicamp, pessoas que não via há séculos.
Fomos conversar em um bar : um bar anônimo, escondido, coisas de intelecutal, sacumé. Bar Bambu, anote aí.
Eu, como sou uma pobretona, gosto de lugares mais bonitos, porque pobre gosta de luxo, como ensinava o mestre Joãozinho Trinta, mas gostei desse: porções deliciosas, sandubas indescritíveis e cervejas de todas as partes. Como só tomo refri, a cerveja foi um toque bacana só pra ver mesmo.
Conto melhor depois, inclusive as explicações sobre as escolhas profissionais de cada um : Dudu, por exemplo, foi fazer Filosofia pra fazer a Revolução.
Somos filhos de outros tempos.
Vale dizer, por hora, que gostei muito. E agora, eu vou me enfiar debaixo do edredon com o romance da Andréia, e conto tudo para vocês.
Té mais.

5 comentários:

  1. Vivinha
    Sabadão mesmo, desses para ninguem botar defeito.
    Adorei a figura,será que eu tb tenho um pé lá????
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai, Vivien... não sei se estou mais sensível do que o normal, mas me senti no barzinho com você. Que coisa...

    ResponderExcluir
  3. Oie! Hoje de tarde tomei um café com a Nani na Cultura e lembrei de vc! Precisamos de um café, né não? Beijo, Ju. Sempre por aqui te lendo, viu?

    ResponderExcluir
  4. ***Mãe, super sabadão...adorei.;0)
    beijos.

    ***Cláudia, não é por falta de convite, mulher! Quando vc vem? beijos.

    ***Ju, eu adoro aquele lugar...precisamos marcar. beijos.

    ***Karen, saudadeeees, ontem mesmo falei da Lia.;0)
    beijos.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: