21 novembro 2006

Domingo


Saimos aqui de Campinas antes das nove horas, no domingo. Eu, Daniel e outros professores aqui da faculdade, entre eles Tarcisio - que está linkado aqui.
A programação foi: exposição de arte grega na Faap, almoço no Mercadão e tarde no Museu de Língua Portuguesa.E foi ótimo.
A exposição está bacana, a despeito de algumas críticas que se posicionaram contra a "ambientação" das peças, eu particularmente gostei desse esquema de elaborar um pseudo-cenário: na exposição dos guerreiros chineses isso ficou muito bacana e no Brasil 500 anos, simplesmente maravilhoso.
No caso DESTA exposição, no meu entender, se criou um clima de valorização das peças. Daniel discordou, achou brega.
O almoço no Mercadão foi, claro, aquele hiper sandubão de mortadela, muito, muito gostoso mesmo. O único problema foi a pimenta, minha inseparável companheira, que só chegou junto com a conta.
Fiquei perdida naquela imensidão de temperos, queijos, frutas exóticas. Uma mistura de tudo, uma tradução de São Paulo pros sentidos.
O Museu de Língua Portuguesa foi fantástico: a concepção da interatividade é muito sedutora, a possibilidade lúdica das atividades - em especial no Beco das Palavras, onde é possível, literalmente brincar com as palavras - torna desconhecidos parceiros: as pessoas acabam por se ajudar dentro das atividades, rindo juntas, comentando, descontraídas.
Essa nova compreensão do que pode vir a ser um Museu, onde o visitante pode interagir com as peças e informações é algo que me deixa muito feliz.
Ainda vou escrever um projeto pra fazer uma atividade mesclando RPG, Live Action e algum museu bacana...preciso sentar e pensar. Já namoro essa idéia há tempos.
Foi um domingo delicioso e a possibilidade de passa-lo junto com meu filho, meus amigos e meus alunos, deixou ainda melhor.

10 comentários:

  1. Anônimo8:03 AM

    Ei...

    eu fui no mercadão no sábado! =)

    ResponderExcluir
  2. E o zander quase encontrou com nós...

    Também gostei muito, chegamos muito cansados, mas acho que no final valeu a pena...

    Até o evento "extra" na frente da estação da luz tava engraçado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Zander, tb foi de super mortadela?;0)

    ResponderExcluir
  4. Tarcisio, valeu a pena, né? abç.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8:31 PM

    Tô louco pra ir nesse Museu, Vi.
    Soube que a Bia Lessa fez uma instalação sobre Grande Sertão Veredas. Teatro, literatura, história, interatividade, tudo isso junto e mais a minha curiosidade!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Felipe, a instalação é dela sim e está incrível!!!! Só vendo mesmo.;0)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10:23 AM

    3 programas imperdíveis numa tacada só. bjs

    ResponderExcluir
  8. Guga, a gente está com planos de fazer isso sempre, variando o "cardápio".

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:53 PM

    os triglicérides hão de agradecer. ahahaha

    ResponderExcluir
  10. Guga, mas a gula não....rs

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: