18 março 2008

Quando a adaptação vale a pena








Eu já reclamei por aqui de adaptações que ficaram sofríveis,como Stardust ou A Casa dos Espíritos.Mas tive uma grata surpresa por esses dias.
Faz algum tempo comprei "As relações perigosas",romance que serviu de base para o maravilhoso "As ligações perigosas".Mas só fui ler há alguns dias.Li e adorei.
O livro é formado por um emaranhado de cartas trocadas entre vários personagens,através das quais vamos descobrindo o que está se passando e,o que é melhor,as tramas e artimanhas que estão sob a superfície da história.
Nessa trama,a marquesa de Merteuil articula mil estratégias,ludibria,engana,se diverte com isso.É cruel,é sacana,é uma escrota e eu não vou ficar aqui tecendo loas pra vilões,porque eles são sempre ridículos em sua patética tentativa de ser espertos.Eu odeio isso.
Mas para além de aprovar/desaprovar,gostar/desgostar das ações e estratagemas dela e do Visconde de Valmont,quero dizer que o livro é incrível.
Toda a fala rebuscada,as mil regras sociais do século XVIII,com suas possibilidades cínicas de serem quebradas,tudo é muito interessante.
E o filme não deixa por menos:captou essa atmosfera de espertalhões sofisticados,de cinismo sutil,de regras e mais regras sociais prontinhas para serem jogadas janela abaixo.
A interpretação de Glenn Close - absolutamente impecável - e o sempre fantástico John Malkovich simplesmente roubam qualquer cena.Vi outras adaptações,até gostei,mas essa é magistral.
Eu nem reparei direito no Keanu Reeves,vejam vocês....
Foi uma surpresa bacana.Uma surpresa gratificante ver que a obra foi bem traduzida,que o diretor realmente se embrenhou de tal forma na estrutura,que soube criar cenas que simplesmente ERAM o livro.Não no sentido de ser uma repetição ipsis literis,mas no sentido de ser uma tradução a altura.
Fiquei realmente feliz em ver que um dos meus filmes prediletos realmente foi uma obra que "deu conta" do livro.
Eu adorei.Leiam,vejam e - é claro - me contem.

22 comentários:

  1. Eu comprei o livro bem depois de assistir ao filme. Me lembro que assim que o folheie, a vontade de comprá-lo e estudar com calma veio pela pergunta "Como será que fizeram isso?". Aquelas cartas trocadas não pareciam carregar estória para um filme, e imaginava que o filme por isso passava longe do material original. Como você, me enganei, e foi bom!

    Adoro a interpretação da Glenn e do John aqui. Também gosto da versão do Forman com o "Valmont" (Colin Firth, com certeza esse eu tenho em DVD!), e também gosto do "Segundas Intenções" (só o 1º!), adaptação mais adolescente mas não burra, trilha bacana e esperto em escalar elenco bonitinho e afinado.

    beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. "Toda a fala rebuscada,as mil regras sociais do século XVIII,com suas possibilidades cínicas de serem quebradas..." E o mundo não melhorou nem um pouquinho...

    ResponderExcluir
  3. Alek,fizemos o mesmo processo.Filme antes do livro e a agradável não-decepção.;0)
    Concordo com vc,tb gosto das outras duas adaptações que vc falou,principalmente porque adoro a Annette Benning ( na adaptação do Milos Forman)e acho que a adaptação adolescente foi mesmo super sacana e interessante,na versão do Roger Kumble.Concordo totalmente.
    Mas ainda prefiro o filme do Stephen Frears,com certeza.
    beijão pra vc,bom ver vc de volta.;0)

    ResponderExcluir
  4. Urubua,é por essas e outras que digo que preciso assistir suas aulas!;0)
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. gde filme. gdes interpreta�es. Diretor maravilhoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Guga,é um dos meus prediletos,revi mil vezes e ainda quero rever outras mil
    beijos.;0)

    ResponderExcluir
  7. Vivien
    Tenho até vergonha de dizer, mas o dia que o marido tirou este filme na locadora eu tinha trabalhado tanto e tava tão cansada que dormi. Tenho que tirar de novo.
    Bjim.

    ResponderExcluir
  8. Rosamaria,eu aposto que vc vai gostar,vale a pena.;0)
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1:38 PM

    filmaco
    livraco

    ResponderExcluir
  11. nao vi esse filme ainda. mas depois desses elogios para mim que nem gosto de filmes verei!

    saudades

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse romace epistolar faz uns 15 anos mais ou menos na mesma época em que saiu o filme, tenho ele inclusive mas ficou na casa da minha mãe (parte da minha biblio ainda tá lá) e ambos são excelentes. O mesmo acontece com o Drácula filmado pelo Coppola (que tb é um misto de diário e romance epistolar)

    ResponderExcluir
  13. Vi o filme, gostei, mas não li o livro. Glenn Close & John Malkovich estão fantásticos, Michelle Pfeiffer, linda! A direção é de Stephen Frears, que fez tb "A rainha" [The Queen], com a excelente Helen Mirren.

    Ganhou 3 Oscars: melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte e melhor figurino. Foi ainda indicado em outras 4 categorias: melhor filme, melhor atriz (Glenn Close), melhor atriz coadjuvante (Michelle Pfeiffer) e melhor trilha sonora. Por que será que John Malkovich não concorreu como melhor ator???

    bjão,
    Clé

    ResponderExcluir
  14. O filme é realmente incrível. Estava até passando dia desses, não reparei em que canal, mas quando vi já estava na cena do duelo. O livro ainda não li, mas seu post me inspirou a fazê-lo!

    ResponderExcluir
  15. Jose luis,e viva a liberdade de opiniões.;0)

    ResponderExcluir
  16. Belle,eu passei várias vezes pra alunos,eles sempre gostavam.Acho que vc,cinéfila de carteirinha,vai curtir.beijos.;0)

    ResponderExcluir
  17. Lady A., boa lembrança.Tb gostei de ler Drácula.E sendo eu fazoca de vampiros como sou,claro que achei que a melhor adaptação ficou sendo mesmo "Drácula- de Bram Stokler."
    beijos.;0)

    ResponderExcluir
  18. Clélia,tb adorei a Rainha,perfeito.
    Quem será que ganhou do Malkovich??
    beijos.;0)

    ResponderExcluir
  19. Fê,bom ver vc por aqui.;0)
    Leia sim,vale a pena.beijocas.

    ResponderExcluir
  20. Fê,bom ver vc por aqui.;0)
    Leia sim,vale a pena.beijocas.

    ResponderExcluir
  21. Olá!? Adorei o visual do seu Blog! Uma delícia de ler e admirar! Parabéns! Voltarei mais vezes!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Francine, volte sempre, obrigada.
    beijos.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: