02 março 2010

Sobre a confiança


Meu irmão caçula esteve esses dias em Campinas. Está trabalhando em São Paulo e estou sentindo sua falta. Ele é quatro anos mais jovem do que eu, o suficiente pra eu achar, quando era criança, que era meio que meu filhinho.

Carregava no colo, usava de cobaia na minha escolinha - ele entrou alfabetizado na escola, vejam quanto eu aluguei o fulano....- sacaneava um pouco, contava historinha.

Meu irmão cresceu e ficamos muito amigos. Só ele me faz rir , quando tenho crises de fúria: é só ele fazer uma cara palhaça e dizer:

- oooonça, calma....

Aí eu começo a rir e a raiva já foi pro pé.

Ele tem um humor que adoro e nos comunicamos por mínimos sinais, dá pra ter uma conversa inteira assim, minha amiga Tati comentou isso outro dia. E dá mesmo.

Quando aprendi a dirigir - tarde, com 27, 28 anos - só conseguia guiar se ele estivesse no carro. Sério. Se ele não estivesse eu não conseguia, veja só.

Um dia ele estava cheio de mochilas, ia voltar pra cidade onde cursava arquitetura e não tinha ninguém em casa pra levar até a rodoviária.

- Bom, Vivinha, você vai ter que ir me levar. Depois você volta legal, você já sabe dirigir bem...

- Ricardo, não dá...sem você eu não consigo....( me descabelando) você é minha peninha do Dumbo!!!

- ( gargalhando) A peninha não servia pra nada, ele voava sozinho, lembra??? daaaa.........

Fui, levei e voltei, com o coração disparado, dirigindo a barcona que meu pai tinha na época( só fui ter meu carro com 29). Mas foi incrível.




***post originalmente publicado em abril de 2007.

14 comentários:

  1. Anônimo12:51 PM

    Oi querida. Meu irmão é A P E N A S 3 anos e 1/2 mais velho do q eu (como se isso, ou +, fizesse diferença de autoridade agora), mas toda vez q telefona, diz:
    "Aqui quem fala é seu irmão bem + velho, mentor intelectual e guia espiritual. Portanto, aguardo retorno breve."
    Pode? Pode já q lá em casa fomos formados, bagunçados brincados juntos. Intimidade. E pode pq - mesmo q meus pais ñ o quisessem voluntariamente - q educaçãozinha da machista prá... q recebemos, hein?; ele, o varão (Lei do Morgadio, manja?). Menos de um ano atrás, aí numa discussão séria entre nós, e eu: "Ñ lhe devo nada, portanto baixe o tom". Sou gemini-câncer, mas um tico de leonina (é nada quase ñ léo). E viva a leonina dentro de você que soube, como eu ao contrário, dar de gatinha desprevenida! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:41 PM

    Sibila, essa coisa de irmão mais velho é mesmo engraçada. Aqui em casa sou a mais velha, depois tem Rogério e Ricardo, o caçula e personagem deste texto.
    Mas eu acho que mando em todo mundo aqui.;0)

    ResponderExcluir
  3. Vivien, adoro estes causos de sua família que conta com tanto carinho...como sempre...eu nunca tive estas experiencias irma mais velho (eu sou a caçula de 7), mas vivi um pouco esta experiencia qdo nasceu meus primeiros sobrinhos (vai virar post)...me senti tao importante...
    Beijinhos minha amiga cheios de saudades do outro lado do oceano

    ResponderExcluir
  4. Vivien, adoro estes causos de sua família que conta com tanto carinho...como sempre...eu nunca tive estas experiencias irma mais velho (eu sou a caçula de 7), mas vivi um pouco esta experiencia qdo nasceu meus primeiros sobrinhos (vai virar post)...me senti tao importante...
    Beijinhos minha amiga cheios de saudades do outro lado do oceano

    ResponderExcluir
  5. Vivien perdao o ocmentario saiu duas vezes, meu pc esta uma mierda.

    ResponderExcluir
  6. Dri, conte sim, quero ler. E não liga, os pcs são loucos como nós...rs

    ResponderExcluir
  7. Vivien,
    Coincidência bacana. Eu me chamo Ricardo e sou o mais velho. Tenho um irmão Rogério e uma irmã (a caçulinha, dez anos mais nova) chamada Mariana. Ontem, conversando com um colega que se chama Rogério, soube que ele tinha um irmão Ricardo. Acho que os nomes Ricardo e Rogério sempre vêm juntos.
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Lord, hahahah...o Daniel ia se chamar Mariana...hahahah
    Coincidências são engraçadas, depois posto um "causo" legal. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4:11 PM

    Caramba, vc eh a unica pessoa alem de mim que eu vejo falando da peninha do Dumbo! Eu sempre menciono ela e as pessoas ficam me olhando com cara de interrogacao! (eh que eu acredito PROFUNDAMENTE no poder dessas peninhas)

    ResponderExcluir
  10. Baxt, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....eu sempre preciso de umas peninhas de Dumbo.O Ricardo sempre funcionou assim pra mim....rs

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9:29 PM

    Eu amei esse post.. afinal foi sobre mim... hahah (egocentrico eu?...não...)
    O mais engraçado é q a mulher q eu admiro, uma das mulheres q eu acho a mais forte (pq a outra é minha mãe).. me teve como peninha do dumbo.... ehhee
    Obrigado por tudo q fez por mim desde minha alfabetização... até os esporros hehehe....
    Não vou melar muito por aqui, pq fica muito piegas.
    Mas quero dizer uma coisa: a nossa cumplicidade é maravilhosa.. e sinto muito a sua falta aqui em Sampa... te amo muito. beijos.. Rick

    ResponderExcluir
  12. Ricardo ( o irmão), pode se derreter porque eu adoro...ahhahah
    Tb sinto saudades suas!!!! beijos

    ResponderExcluir
  13. caramba vi da peninha eu nao lembrava!

    ResponderExcluir
  14. ***Belle, hahahah...saudades de vc.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: