16 julho 2009

Harry adolescente






Chega a ser comovente ver Harry Potter no cinema. Com a vantagem de conseguir o mesmo grupo de atores durante toda a saga, o filme faz com que a gente exclame interiormente, tal qual as velhas tias: "nossa, como eles cresceram...".
É bacana.
Comecei a ler os livros sobre os pequenos e divertidos bruxos para Daniel, quando ele era pequeno. Como já comentei aqui, ele passou a ler sozinho e posteriormente deixou de gostar desses livros, mas eu continuei e li todos. Gosto realmente.
Como gosto de vários outros infanto-juvenis, como Os Meninos da Rua Paulo e Tom Sawyer.
Vi todos os filmes com minha prima Michelle, que chamo de filha e com a qual tenho milhares de coisas em comum, inclusive a simpatia por Hogwarts.
O filme foi uma adaptação bastante interessante, como os anteriores, mas deixa a desejar na cena final, completamente impactante no livro.
O final, repleto de tramas em aberto, deixa o espectador - assim como deixou o leitor - com a curiosidade a mil. Não conto aqui, pra não dar spoiler, ok?
As cenas de quadribol continuam dinâmicas de deliciosas - ainda aguardo um jogo virtual assim...- Snape continua ambiguo e macabro, mas as tramas são menores em relação aos outros livros, por dar espaço ao momento "love story" adolescente.
Mas fica bonitinho, não cai na pieguice, e acho que fica inevitável lembrar das agruras dos "amores eternos" que assolam nossa adolescência.
No mais: destaque para as crises de Draco Malfoy, que refletem bem alguns dilemas adolescentes em relação às expectativas dos pais e mentores e em relação à sua própria identidade.
Além disso, novamente a Penseira de Dumbledore, local para se derramar as lembranças, guardadas em frascos e nas quais se pode mergulhar é absolutamente fascinante. Já estava presente no livro anterior e tem função preponderante no último - e imperdível - da saga.
Helena Bonham Carter como Belatrix Lestrange está absolutamente perfeita: louca, louca e louca.
Assistam e se divirtam, beijos.

9 comentários:

  1. eu estava pensando em ir assitir hoje!

    ResponderExcluir
  2. ***Tati, vc vai adorar, vai nessa.;0)
    beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Vivien,
    Sou fã da série e já li todos os livros. Com certeza vou tentar ver o filme no fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. ***Cecy, depois me conte.;0)
    beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Vivinha,
    Bem interessante esse acompanhamento evolutivo dos personagens. A autora foi mágica com essa obra.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Noooossa Vivinha tive a mesma impressão que você em relação ao filme....eles cresceram... mas faltou a luta final!!!
    Por isso acho que eles pecaram na ação do filme.
    Vi na estréa com a Bia e achei o máximo, pq amo os livros e o filme é a materialização da imaginação... mas acho que p quem não leu, ele se torna lento e massante... em fim ... to louca p ver o próximo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Você sabe que adoro o Harry Potter. Já vi o filme, gostei muito, mas gostaria de qualquer jeito. A Harmione ficou uma gracinha. Passo por aqui, depois de tanto tempo, pra gostar muito do assunto. Estou tentando voltar pras postagens, veremos se consigo me entusiasmar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Vivinha
    Deve ter sido muito legal, não só acompanhar o crescimento físico dos personagens,e dos atores.
    Conseguir os mesmos atores em todos os filmes, foi incrível. Será que a saga continua?????
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. ***Mãe, esse é o penúltimo filme..infelizmente.
    foi lindinho ver esses meninos crescidos.
    beijos.


    ***Cris, fico me lembrando daquelas férias onde havia um exemplar do livro ( tr~es, eu acho) e vários leitores compentindo por ele, na sua casa.lembra? O livro estava sempre na mão de agum de nós...rs
    beijos, saudades.

    ***Lord,que boa notícia!! logo te visito, beijos.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: