
Confesso que ando tão viciadinha em pimenta, que acabo colocando em tudo, exageradamente, o que complica, porque os pratos acabam ficando com sabor parecido. Sabor de pimenta. Mas vou melhorando, meu intuito agora é aprender com quem entende do riscado, como a
Fer, de quem sou fã declarada. Mas, gente,as duas coisas melhores com pimenta, na minha opinião, são
arroz picante com liguiça calabreza e
moqueca de peixe.
Mas ou menos assim: refogue a linguiça com cebolas e pimentões amarelos, deixe dorar, mexendo com ares de dona Flor. Pode se achar, faz parte. Se é pra cozinhar, tem que entrar no clima, certo? Eu, por exemplo, tenho que usar avental, sei lá, compoem a personagem.;0)
O arroz é refogado ali e, depois de estar bem perfumado, coloque pimenta ( pode ser dedo de moça, calabreza...escolha sua ardência favorita) e açafrão.
Não deixe secar totalmente, apague o fogo ainda com ele relativamente úmido.
Junto com uma saladinha verde, é só alegria.
A Moqueca é o prato fácil mais gostoso que conheço. Gosto de usar filés, mas se quiser fazer com postas de peixe, tá valendo.
Use uma panela de barro - depois coloco a foto da minha, lindinha, lindinha - coloque um fundo de azeite ( não costumo usar dendê, acho que pesa, opto por um bom azeite de oliva)e faça camadas alternadas com peixe - previamente temperado com limão e sal - tomates, cebolas e pimentões verdes e amarelos, em fatias grossas.
Regue com azeite, sem ser mão de vaca. Mande bala na pimenta, mas coloque dentro do que você consiga segurar a onda. Deixe em fogo baixo e quando estiver maravilhosamente cozido, regue com leite de côco e salsinha ou coentro.
Sirva com arroz branco, salada verde com tomatinho cereja.
Depois? Só correr para o abraço.