20 janeiro 2008

A Renildes do Valter




















Meu querido amigo Valter fez uma brincadeira inspirado na minha cachorrinha,a Renildes.
Leiam sobre a Renildes que ele criou.


"Renildes:
Quando Liliane entrou na faculdade, sua vida mudou. Claro, sempre muda. Primeira vez fora da casa dos pais, teria que se virar sozinha.
Tentou se organizar com os horários, correria, falta de experiência.
Seguindo conselho de amigas e da própria mãe, arrumou uma empregada. Com medo de ferir sentimentos, só a chamava de "secretária". Era a "minha secretária" para cá, "minha secretária, prá lá. Chegava a encher o saco, com o perdão da má palavra. Mas a vida seguia. A mocinha era competente. Quer dizer, mais ou menos competente, que perfeito, só Deus mesmo.
A moça,era um desastre ambulante. Com dois dias, quebrou o botão da máquina de lavar roupas. Girava com tanta força, que o pobre um dia ficou em sua mão. O técnico da autorizada cobrou cinqüenta reais.
Na cozinha, não era diferente. Pratos e copos, quebrados às dúzias. Talheres, sumiam no lixo doméstico. No mais, tudo transcorria na paz de Deus.
Uma tarde de sábado, Liliane levou o namorado Marcelo para seu apartamento. Queriam namorar um pouco, no intervalo das provas de filosofia. Marcelo, porte atlético, grandão mesmo, o desejo da mulherada. Liliane que não vivera tudo ainda, desfilava o puro sangue, fazendo vítimas pelo campus.
Naquela tarde, não percebeu quando "distraidamente" Marcelo passou várias vezes pela apertada cozinha do apartamento, onde Renildes enrolava o serviço. Aos sábados, o trato era que ela trabalharia até que a patroa chegasse da faculdade.
Marcelo, não perdoou. Roça daqui, espremem-se Dalí, marcou uma ponta com a espevitada de corpo violão.
Um tempo depois, Liliane já dispensara o atlético garanhão, apaixonara-se agora pelo professor de história da filosofia, um quarentão divorciado, sem filhos, muito bem apessoado. Tinha sorte para a conquista, a moça. Descobre que Marcelo além das colegas de bancos escolares, traçara a secretária dela. Não titubeia. Dispensa sumariamente a moça. Paga-lhe todos os direitos, pega recibo de quitação como orientada pelos amigos. Desconta os itens quebrados durante a permanência da destruidora em suas dependências. Renildes volta para Itaquera com oitenta reais a menos no pagamento.
Dez anos se passaram, Liliane formada, faz agora o mestrado. Já não precisa de secretária. Aprendeu a administrar a casa. Tem um filho adolescente, o Gabriel que lhe toma o tempo e enche de alegria e preocupação os seus dias.
Ganhou uma cachorrinha do atual namorado, seu orientador na universidade. É uma poodle. Atrevida, possessiva e destruidora. Uma gracinha. Já comeu o botão da máquina de lavar ficando em pé nas patinhas de trás. Pés de sofá, cantos da mesa de centro, até um livro na parte de baixo da estante, foram suas mais recentes vítimas. Liliane não titubeou. Deu-lhe o nome de Renildes. Tem cara de Renildes, age igual e a dona tem certeza, se bobear, toma-lhe o namorado. Não é mais ingênua e não o trouxe ao apartamento ainda.
Nesses dez anos, a vida não foi muito generosa com Renildes, a moça de Itaquera. Espevitada que era, engravidou cinco vezes, engordou, não casou. Cria os cinco filhos trabalhando como diarista. Vida dura, mulher sozinha sofre numa cidade como São Paulo.
Todas as vezes que Liliane vê a cachorrinha, espevitada, carinha de safada, lembra da ex-secretária. É, conclui: o nome foi uma escolha perfeita.
Mulher sabe ser cruel, muito cruel quando quer, eu acho.



Pra quem não sabe,Valter é autor do Capão,outras histórias,publicado pelos vira-latas.
Em breve vai ter resenha por aqui,mas não perca tempo,pode comprar pelo site.Mesmo porque,vocês sabem que só sei fazer resenha,fazendo spoiler,então corram,senão conto tudo.

6 comentários:

  1. Vivien ficou muito legal.
    Agora, a imagem é muito parecida com essa da dona da bagunça aí no sidebar heim?
    Será que tem alguma coisa a ver?
    Beijos lindona.

    ResponderExcluir
  2. Vivien, legal ver o texto da gente publicado em outro blog. A gente enxerga melhor os defeitos!
    Agradeço o link do livro e a indicação para os seus leitores. Apenas uma correçãozinha: o livro não foi publicado pelo OsViralata, mas é vendido por lá, tá?(mas, isso não pega nada, é ou não é?)
    Quanto ao Renildes, espero que gostem. Para o autor foi uma delícia brincar com o personagem. Agora ele é todinho teu.
    Beijo, querida

    ResponderExcluir
  3. A imagem é uma leitura da Renildes do Valter..ehheeh
    beijos,querida.

    ResponderExcluir
  4. Valter,valeu! Eu adorei a brincadeira.Logo.logo sai resenha aqui.beijos.;0)

    ResponderExcluir
  5. Vivien, cada vez que venho aqui e vejo que você está lendo um outro livro, fico desesperado por ainda estar no mesmo aqui!
    Dá licença, vou ali abraçar o livro.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Shira...hahahah,......oolha só,ainda que eu fale de qq outra coisa,eu SEMPRE estarei lendo.Saca a "SAMARA'???"Ela nuuuuunca dorme....".Então, eu nunca páro de ler.E minha cachorra pegou o hábito,só que como ela não está alfabetizada...ela COME os livros.
    Eu juro.;0)

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: