26 agosto 2011

Mulheres de seis anos?


















Há pouco tempo li algo que me deixou pasma. Estão sendo produzidos e comercializados pequenos soutiens com bojo (!!!) para serem usados por meninas de seis anos.
Vi uma maluca na tv, nem sei em qual programa da gbt, falando sobre os tecidos "lúdicos" que elas colocam nesses produtos.
Eu sempre olhei com surpresa ( e uma dose de horror) para as pessoas que parecem querem transformar em mulheres, meninas cada vez mais jovens. Aliás, essa hiper exposição a uma imagem sexual antecipada vem antecipando até mesmo a menstruação dessas garotas, que se pintam, usam saltos ( e prejudicam a coluna), pintam os cabelos e fazem festas de aniversário em salões de beleza.
De forma alguma estou criticando a vaidade. Entretanto, há um grande abismo entre ser vaidosa e ser uma criança-monstro, nos moldes daqueles concursos horrorosos tão queridos pelos sulistas norte-americanos: miss mirim.
Existe algo mais assustador do que aquelas meninas maquiadas como travestis, sorriso amarelo colado no rosto, postura artificial e mães histéricas? Provavelmente, não.
Há que se preocupar com o que se coloca na mente dessas meninas, que tipo de imagem feminina estereotipada se configura, que tipo de valores se estruturam.
Mas para ver isso com um olhar critico, curioso e idiossincrático, assista Pequena Miss Sunshine, perfeito e absolutamente immperdível.






17 comentários:

  1. Olá!!
    Passeando pelo mundo dos blogs encontrei o seu, e não é que eu gostei dele?!
    Nossa hiper fofo, cheinho de coisa boa! E mais adorei o jeito que vc escreve, continue assim!!!!
    Acho um absurdo essas mães que tratam as filhas desse jeito, criança deve ser criança!!

    Mil bjos!!!!
    http://castro-pri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi linda, tem um programa macabro não sei em que canal chamado Pequenas Misses. Só assisti uma vez e fiquei horrorizada, chocada, com vontade de dar umas bolachas bem dadas na cara daquelas mães ridículas. É constrangedor, não sei como a lei permite uma sacanagem daquela com as crianças. As idiotas querem se realizar através das filas, será isso? Nem sei, é coisa de doido. Tenha um final de semana bem alegre. Você é uma querida. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. OLá Vivien!! Que bom que você já está a mil!!!
    Eu concordo com você pois também acho isso um absurdo, onde já se viu uma aberração dessas!! Criança é criança! Até nas escolas a alfabetização está começando cada vez mais cedo e, muitas vezes, por pressão dos pais! A infância está ficando cada vez mais curta.... que pena..

    ResponderExcluir
  4. ***Priscila, sente e tome um café.;0) Adoro receber gente nova aqui em casa, volte sempre. beijos.

    ***Glória, eu concordo plenamente. Esse programa captura a loucura dessas mães que falam na terceira pessoa em relação aos concursos ( nós ganhamos, nós perdemos..._ apresentando com clareza essa projeção neurótica. beijos.


    ***Marita, freak show! São formas de se criar pequenos adultos. E o incoerente é que os pequenos adultos....não querem ser realmente adultos quando chega a hora, virando essa patacoada que é a geração-canguru. Doideira, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, obrigada pelo carinho e visita ao Atraiu meu Olhar.
    Quanto ao assunto em questão, concordo com vc, não adianta "botar a carroça na frente dos bois" , e o mais normal e saudável possível para qualquer criança é viver cada fase da infância como criança!
    Mas o filme...é uma gracinha!!!
    bjinho

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:09 PM

    Vivinha,
    as fotos são assustadoras...
    bjs
    Frou
    :o)

    ResponderExcluir
  7. ***Magrit, tb adoro o filme. Os personagens surtados, a menininha fofa, as maluquices de todos e , claro, a incrivel critica aos concursos.
    Gosto muito do seu blog, beijocas.


    ***Frou, escolhi as fotos a partir desse quesito!
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Vi, de verdade abomino estes tipos de concurso, tiram a infancia destas meninas, criam na cabecinha delas a apologia da beleza extrema....estas maes deveriam ser presas por fazerem tanto mal a suas filhas....com plena consciencia. Beijos carinhosos carregados de energias positivas do outro lado do oceano.

    ResponderExcluir
  9. ***Dri, transformar uma criança em uma caricatura e deformar sua compreensão do mundo são crimes bárbaros mesmo. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. MInha querida, vim te desejar um sábado bem azul, bem alegre, com muita paz. Fique bem. Beijocas mil.

    ResponderExcluir
  11. ***Obrigada, querida, pra vc também. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu tb acho assustador! rs

    Gostei do seu blog! Parabéns! ;)
    Bjs
    Poliane
    ---
    casaeidea.blogspot.com
    rumorejo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. ***Poliane, não é? obrigada pela visita, volte sempre, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Vivien, onde eu assino?
    Concordo com tudo o que escreveu! estes pais deveriam receber tratamento pois são doentes! As crianças são vítimas desta loucura!

    Já comprou a máquina de costura?
    Beijos e tenham um lindo domingo!
    Bela

    ResponderExcluir
  15. ***Bela, exato, os filhos pagam pela loucura egoísta dos pais.
    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo post, as meninas não escolhem ser assim, as mães insuflam as filhas e depois acham graça ao dizer "foi ela que quiz"
    Acho horriveis, tenho filha, mesmo vaidosa qdo criança nunca pintou unhas, boca e olhos, muito mnos cabelo.
    Aos 17 anos começou levemente, é uma mulher vaidosa hj mas cada fase tem seu tempo.
    http://bethhistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. ***Beth, não respeitar as fases do filho é uma violência sem limites. Volte sempre, beijos.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: