25 fevereiro 2010

Mundos e mundos




Depois de três anos dando aulas em faculdades da cidade, voltei a trabalhar com a moçada de quinta a oitava. E é realmente um outro mundo.
As turmas de quinta são sempre interessantes: fase de transição e mudanças, onde tem que conviver com vários professores e milhares de novidades. Topam tudo, vão na frente da sala de aula, pulam, reclamam que o colega pegou o caderno, a caneta, o boné. Levantam a mão e querem responder às questões, ainda que sua resposta seja idêntica a do colega. Falam todos ao mesmo tempo e é hercúlea a tarefa de ensiná-los a organizar as falas, sem atropelos.
As meninas tem trinta milhões de canetinhas coloridas; meninas e meninos fazem grupos à parte; fazem perguntas fofas.
As sextas já são pré-adolescentes; meninas e meninos trabalham juntos, paqueram, discutem. As meninas comandam as equipes, brigam com os garotos, se tiram nota baixa. Cobram dedicação. Topam a maior parte das atividades, são animadas, estão sempre pilhadas.
As sétimas são um encanto: jovens o suficiente pra se animar, maduros o suficiente pra elaborar melhor as discussões. Poucas coisas são tão gratificantes quando ensinar História pra essa moçada.
Divertidos, trabalham bem e produzem de forma interessante.
As oitavas passaram pelo "portal do mal", são definitivamente adolescentes, então acham a vida um tédio, os pais um tédio, os professores um tédio e não veem a hora de bater o sinal pra se jogar no msn.
Dentro esse universo paralelo adolescente - povoado de bandas, filmes e vampiros - existem jovens bastante curiosos, inteligentes e interessantes. ( Dentro daqueles corações adolescentes ainda há vida..rs)
Estou bastante animada, mil projetos bacanas, material novo, estrutura nova, tudo é um estímjulo.
Semana que vem vou explorar uma Lousa Digital, coisa que ainda não fiz e morro de curiosidade. Nesse final de semana faço um curso com os autores do material usado, coisa que sempre facilita o trabalho.
Nessa semana, uma aluna conversando com um ou outro professor sobre música, conseguiu sacar o gosto de cada um: baixou e gravou cds personalizados pra cada um de nós.
Me diga uma coisa: não é de uma delicadeza ímpar?





14 comentários:

  1. Realmente uma graça. Eu era insuportável na 8a série hahah. Admiro msm quem trabalha com essa galerinha. Por favor, capricha ai na Revolução Industrial e na contracultura dos anos 60, pq são questões históricas importantíssimas p/ se compreender as origens da cibercultura, internet etc, pois a maioria qdo chega pra mim parece nunca ter ouvido falar nisso hehe bjos

    ResponderExcluir
  2. ***Adriana, eu gosto mesmo da idade e da vibe deles. Implico quando entra na "esfera do mal"..rs...ou seja, no tédio profundo, porque na verdade, mesmo adolescente, eu sempre fui pilhada. Não digo que era dedicada, mas era atenta e curiosa.
    Quanto aos temas que vc comentou, sim, dou uma ênfase especial.;0)
    Estou planejando formas de incluir Cultura Digital nas aulas, coisa que faço sempre que é possível. Vou contando por aqui.;0)
    Ainda não li seu livro, mas pretendo resenhá-lo, ok?
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Aê colega, também adoro o Ensino Fundamental. Mas a maior parte das turmas são do Médio. Ô gente preguiçosa! Tá louco.

    ResponderExcluir
  4. Oi, querida!
    Adorei este post! Bateu uma saudade dos meus tempos de professora, puxa! Nossa, você fala com tanto carinho, podemos ver que está motivadíssima! Que sorte de seus alunos! Parabéns, manda ver mesmo, faz essa moçada gostar de olhar um pouquinho pro passado, de vez em quando faz bem. Ah, adorei a escolha das fotos para o post, top!

    Beijos grandes!
    Rita

    ResponderExcluir
  5. Vivien, definitivamente voce é uma alma irmã. Concordo com voce: são os melhores anos pra se trabalhar, a curiosidade e a animação são infinitas. Todas minhas propostas loucas são encaradas com encanto total. Um verdadeiro prazer.
    Quanto a lousa digital, se joga. Trabalho em uma escola que usa laptop em sala de aula e é uma delícia.
    Parabéns pelo delicioso retorno

    ResponderExcluir
  6. Sabe o que eu mais admiro em voce? E esta sua capacidade de amar a profissao acima de qualquer coisa. Parabéns minha amiga, ter uma professora como voce e um grande previlegio. Um grande beijo carregado de energias positivas do outro lado do oceano

    ResponderExcluir
  7. Deve ser fascinante e ao mesmo tempo assustadora a experiência de educar, nesses tempos onde os pais não fazem nem a sexta parte do que deveriam fazer. E numa época em que as novas tecnologias parecem substituir aqueles que deveriam ensiná-los. Meus parabéns!
    bj

    ResponderExcluir
  8. Ai, não adianta: ainda acho que qualquer ser humano abaixo de 15 anos deveria passar uns tempos numa espécie de "campo de concentração", pra aprender a viver em sociedade. Talvez teus alunos sejam diferentes, mas essas crianças e adolescentes que eu vejo na rua e nos ônibus me dão NOJO! Tenho plena certeza de que não era insuportável assim. :P

    ResponderExcluir
  9. ***Fabiana, o fundamental me estimula, mas a adolesc^encia continua sendo algo complicado e cheio de preguica rs
    beijos.

    ***Rita, eu estava sentindo falta da vibe da molecada...vai ser divertido e vou contando minhas aventuras por aqui.
    beijos.

    ***Cecy, sempre que leio seu blog, penso a mesma coisa...rs...vejo que temos um olhar muito parecido em relacao aos alunos.;0)
    beijos.


    ***Dri, segundo Roque, foi tudo por causa dele..hahahah
    beijos.


    ***Julio, eu sou uma entusiasta das novas tecnologias...acho que a escola vai sobreviver e evoluir quando efetivamente compreender suas novidades conceituais. Mas enquanto isso...a Educacao enfrenta problemas, como vc muito bem colocou.
    beijos.


    ***Daniela...ahhahahahh.....muitas vezes, toda a chatice deles se apresenta como capa protetora, embaixo dela, sao figuras bacanas.
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Vivien, seu post so esta comprovando o que eu digo para minha mae: Ser professor é uma questao de vocação!! Só alguem que ama ensinar vai enxergar dessa maneira, pq a verdade eh que o amor pelo seu trabalho, transforma aqueles aborrecentes em individuos e faz vc pensar com carinho nas gentilezas do dia a dia, nos detalhes, nos problemas.
    Achei o maximo, minha mae eh professora e sinto falta de ver a paixao nela que sempre vi, os anos com a educação publica e as pressoes do governo que deseduca estao massacrando ela e apesar do cinismo de alguns amigos sobre educação, vendo ela e vc com tanto carinho pelos seus estudantes, me faz acreditar no futuro!

    beijocas e adorei o post!

    PS, eu nao sabia que vc era luluzinha tbm! hehe

    ResponderExcluir
  11. ***Dannah, sou Luluzainha sim, se bem que tenho acompanhado pouco os debates na Lista.
    Eu sempre trabalhei no ensino particular, e nesse sentido, apesar dos problemas que existem, ainda é mais fácil do que o ensino público.
    Fico contente em saner que vc gostou, vou contar as aventuras de sala de aula sempre que puder.;0)
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9:58 AM

    Axé! E viva a vida! E os reencontros!
    Frou
    :o)

    ResponderExcluir
  13. Sou leigo no assunto, mas achei interessantíssima a sua classificação das diversas turmas. Que variação de ano para ano!!

    Deve ser emocionante ir acompanhando a transformação do aluno ao longo dos anos.

    FRID

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: