07 fevereiro 2009

Cidade de Pedro


Nos anos que morei em Caxias, ir para Petrópolis era um programa que a gente costumava fazer de final de semana. Como a cidade ficava muito próxima, era só meu pai perguntar se a gente queria "sentir um friozinho" e pronto: todo mundo pulava da cama e se arrumava, animadamente, prontinho pra "patinar" no Museu.
Porque era sagrado ir ao Museu Imperial, delicioso, que tinha um atrativo à mais, para a molecada: para a proteção do chão, a gente calçava um chinelão de feltro, que dava pra escorregar por alguns corredores. Uma delícia.
Mês passado, fui pra lá com Daniel e uma turma escolhdia a dedo, minhas primas Cris e Bia, e o namorado de Cris, Felipe.
A conversa com eles é sempre agradável, divertida.
Então a idéia era ir ao Museu, que está impecável, como sempre -sugiro que quem vá, assista ao show que eles tem à noite, dessa vez não fiquei, mas já assisti e é ótimo - e passear por lá, Quitandinha, Palácio de Cristal, blábláblá. Curtir a cidade e a arquitetura peculiar, incluenciada por alemães e outros europeus lá de cima.
A gente optou por almoçar em um restaurante português perto do Museu, chamado Transmontano ou algo assim, que era interessante: charmoso, com um bolinho de bãcãlháu de matar um de felicidade, um peixe saboroso e um atendimento diretamente com o dono, um portugués super simpático. Ah, e fado choramingando.
Minha dica pra quem estiver explorando o Museu: minha peça favorita é um colar fantástico que pertenceu a Marquesa de Santos, com um camafeu com a gravura de D.Pedro. Vai ser cara de pau assim lá longe, heim?

5 comentários:

  1. Vivien, Estive no Museu Imperial eno Quitandinha na 1ª vez que fui ao Rio e lá se vão mais de 40 anos. Gostaria de voltar, pq não lembro de muit coisa.
    Um dia, quem sabe...
    Bjim.

    ResponderExcluir
  2. Vivinha,
    É verdade, que passeios maravilhosos fazíamos em Petrópolis.
    Aquela foto que o papai tirou na serra, voces, o vovô e eu, mergulhados nas flores do campo, é muito linda.
    Quanto a Marquesa de Santos???????vc sabe o que eu penso dela. hahaahah. Belo camafeu...rsrsr.
    Bjs
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. ###Rosamaria, o Quitandinha passou a ser um condomínio de flats, o Museu continua maravilhoso, vale a visita.;0)

    ### Mãe, era booooom messss.;0)

    ResponderExcluir
  4. Vivien, é uma vergonha, mas morando no Rio, não vou a Petrópolis desde 1980. Espero em 2009, resolver essa injustiça. Suas dicas são ótimas. Aliás, estive na Cantina do Roperto, em Sampa, agora em janeiro. A massa estava tão gostosa que eu não quis que acabasse nunca. Depois, encarei um sorvetão, um tal de cassata napolitana, que foi a prova mais fiel de que Deus existe!
    bj

    ResponderExcluir
  5. ***Julio, vá lá e me conte, mas não deixe de assistir ao show noturno, bem interesssante, vc vai gostar.
    Bom saber que minha dica sobre o Roperto agradou!
    Na próxima vez, experimento essa sobremesa divina...beijocas.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: