11 setembro 2011

Me jogo: Moqueca



(foto capturada da internet)


Se tem uma coisa que é praticamente ridícula de fazer e sempre, sempre, forever young faz sucesso é moqueca.
O prato é apenas montagem, qualquer criança de quatro anos faz, com um pé pra cima e um braço atado nas costas, juro procês.
Eu gosto de fazer para meus amigos por esse motivo, associado ao fato de que é um dos meus pratos favoritos e tendo em vista que tenho aquelas panelas de barro maravilhosas que ganhei dos meus pais em Cabo frio. Luxo, gente, luooooxo.
Eu tenho um fraco por pratos únicos e caldalosos, como feijoada, bacalhoada ou caldeirada ( logo jogo umas receitinhas básicas aqui), se for puxada na pimenta, ai, jisuis.
Vamos a receita:



Moqueca



1 kg de peixe ( eu gosto de usar filé, não curto posta. Pode ser abadejo, merluza ou outro)
três tomates grandes
duas cebolas grandes
um pimentão amarelo
um pimentão verde
sal
cheiro verde
pimenta ( escolha a sua favorita e baubau)
azeite lindão
duas garrafinhas de leite de côco


Modo de fazer



Em uma panela grande ( de preferência aquelas pretas de barro) passe fios de azeite de oliva ( não uso dendê), forre com camadas alternadas: pimentões, tomates, peixe, cebola....volte e repita.

Entre as camadas coloque sal a gosto, azeite com amor e fartura, cheiro verde e pimenta ( essa última vai depender dos seus nervos de aço, eu gosto picante mesmo, mesmo)


Tampe a panela, depois da última recarga de azeite e esqueça. Lembre do seu prato uma meia hora depois. Deve dar, nunca marco direitinho, olha, dá uma espetadela no peixe, se estiver cozidinho, cheirosinho, pronto pra fazer alguém gemer sem sentir dor, mande brasa e coloque o leite de côco, sem piedade.
Deixe no fogo mais um tempo, prove e veja se está bom de sal, salpique mais um cheiro verde de leve.

Sirva com arroz branco. E é só alegria.

32 comentários:

  1. Menina que pape é esse de colocar contact de poás na geladeira???? Trate de mostrar tudooooo!!!

    Beijos

    Rê Ferreira

    ResponderExcluir
  2. ***Ah, mas vou sim....rs...vai ficar registrado passo a passo!;0) beijos, volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Sempre leio que a comida predileta dos piscianos é peixe e frutos do mar, então eu só posso ter sido registrada errado porque para conseguir comer um pedacinho de peixe tem que ser bem frito, seco e com gosto suave. Resumindo, eu NÃO gosto e minha filha também não. Ao contrário do restante da família que delira só em ouvir "peixe assado", "moqueca de peixe", "pirão de peixe". Será que sou normal?

    Quanto as Kokeshis, já tenho algumas aqui em casa e sou mesmo rigorosa na escolha, tem algumas genéricas que não me agradam em nada. As que eu postei são queridinhas da minha lista de desejos e se marido sonhar que eu quero ele fala que não vale a pena. Se bem que de todas, acho que só encontro dois daqueles modelos.

    Ah! Eu sonho em conhecer o bairro da Liberdade com dinheiro para gastar por lá.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mais uma coisinha que temos em comum. Adoro com muita pimenta. Tem um selinho pra você no meu blog. Boa semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. ***Carol, eu sou como sua familia, escuto "peixe" e suspiro.;0)
    A Liberdade é um dos bairros que adoro em Sp, na ultima vez que fui, entretanto, passei apuros em um restaurante, comi "monstros"...contei aqui no blog.
    beijos e volte sempre.


    ***Glória, pimenta na ordem do dia.;)) Obrigada, to indo lá.

    ResponderExcluir
  6. Também concordo com você, pois fazer moqueca é um vapt-vupt. Já fazia esse prato há anos (e santa ignorância a minha), pois só depois que fui passar umas férias no Esp.Santo foi que me dei conta daquele prato facim facim que fazia e todo mundo adorava era, nada mais, nada menos do que a famosa moqueca. Mas a última que fiz (que raiva), quis fazer numa panela de barro bem à moda capixaba. Comprei um montão dessas panelas de barro preto na estrada de Cobo Frio. Cheguei em casa e preparei a panela como o "fabricante" me ensinara, mas quando a bichinha estava pulando de quente, já com tudo dentro... ploft! esplodiu, voou caco pra tudo quanto é canto e a sujeirada? e a raiva desse moleque de estrada que me vendeu tal porcaria? voltar lá? Já estava de volta, em casa a mais de 400 quilômetros. E agora vendo a sua, acho que vou tentar de novo, mas na panela comum.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. ***Helena, gosto mais da moqueca baiana, por conta do leite de côco.
    Vc disse que preparou a panela, será que o cara te explicou direitinho? Porque tem que "queimar" com óleo durante um tempo, seca tal óleo, coloca mais uma camada, tal....pena que a sua explodiu!
    Eu adoro minhas panelutchas.

    ResponderExcluir
  8. Vivien, adoro moqueca! Nunca fiz, mas vendo sua receita me parece mesmo fácil. Você já fez com arraia? bjos

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5:06 PM

    ADORO moqueca! Na panela de barro então! Nuuuussa! Pena que minha filha mais nova não come peixe nem por decreto, então eu sempre tenho que fazer uma opção vegan para ela... mas até para isso a moqueca é boa, uma panelinha do lado e é só fazer a versão sem o peixe ;)

    Bjs,
    Ia

    ResponderExcluir
  10. Vivien, moqueca é mesmo tudo de bom. Também curto a moqueca baiana com leite de coco. Adoro esses pratos que é só colocar na panela. rsss.
    Sucesso garantido!

    ResponderExcluir
  11. ***Ana, nunca fiz ou comi...é boa? beijos.


    ***Ia, acho ótimo que ela curta a opção vegan, mas é uma pena não degustar um peixinho...beijos.

    ***Monica, acho que o leite de côco faz toooda a diferença.beijos.

    ResponderExcluir
  12. Humm....deu água na boca aqui. Não era muito fã de frutos do mar, mas depois q vim morar no nordeste virei aficcionada...
    bjkssss e uma ótima semana !!!

    ResponderExcluir
  13. ai que deliciaaaa! ja copiei pra fazer em casa!

    mudando de assunto eu tb acho um sonho a plantação de lavandas e o perfume então?...

    sabe que estou passando férias aqui em Campos do Jordão, e encontrei a lavanda feita em seda , custa 8 reais cada raminho, a cor bem identica estou aqui pensando se eu gostaria de levar alguns raminhos mas estou achando caro , acho mesmo que na 25 de março ou em Embu das Artes eu encontro, amo lavanda.

    bem minha amiga te desejo uma semana especial viu

    bju bju

    ResponderExcluir
  14. Eu deveria ler todo o seu blog, uma forma de pensar mais, e sei que não o farei por um bom tempo. Estou no desespero com o TCC e o blog é o que alivia a tensão, se bem que os músculos dos ombros continuam duros. Agora eu só quero me formar, depois, se o sistema não me engolir, conseguir um trabalho, tentar fazer a diferença no que me propus a fazer(será que fiz isso mesmo?).
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. ***Valéria, eu adoro com loucura...rs...beijos, volte sempre.;0)


    ***Fatti, mas será que na 25 vc encontra com essa qualidade? pelo que vc disse, essa é bem bacana, talvez valha a pena trazer.;0) Volte sempre.


    ***Carol, acho que quando o trabalho acadêmico está em andamento, pra não pirar, é necessário respirar outros ares. Venha respirar por aqui.;0)

    ResponderExcluir
  16. Vivien,

    Qualquer um pode fazer, até concordo, mas dependendo do toque, fica muito mais gostoso.
    Eu amo moqueca, e é uma das coisas que mais sinto falta aqui. Eu já fiz, e tive que comer 3 dias..kkkk Imagine, um panelão só pra mim. Mas não ficou delicioso como feitos por algumas pessoas que eu conheço. Risos

    Obrigada por sua visita lá no blog e comentário.
    Tenha um lindo dia. Beijos

    ResponderExcluir
  17. É bão demais! Adoro teu jeitinho de contar as receitas, fica tudo muito mais...temperado...!
    Bjim e ótima semana.

    ResponderExcluir
  18. ***Lucinha, acho que seria uma das coisas que eu sentiria falta também.;0) beijocas e volte sempre.


    ***Cris, hahahahah....essa eu gostei, beijocas.

    ResponderExcluir
  19. é facil demais mesmo, e delicioso humm
    beijos

    ResponderExcluir
  20. ***Dri, não é? beijocas.

    ResponderExcluir
  21. Oie Vivien
    Como anda sua inspiração para receber a nova estação e deixar a casa mais divertida?
    Muito projetos para primavera?
    Uma ótima semana!
    bjs
    Regiane

    ResponderExcluir
  22. ***Regiane, cheia de planos...vou contando por aqui.;0) beijos.

    ResponderExcluir
  23. Acreditas que nunca fiz uma moqueca? Pois acho que só fica gostosa em uma panela de barro dessas bem pretonas! Se não for nessas panelas não acho que fiquem boas! Por isso nunca fiz! Mas vou anotar a receita e quem sabe um dia ganhe uma panela dessas e faço!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  24. Oi Vivien, me desculpe (talvez estou sendo ignorante)...
    Vi que você deixou uma resposta do meu comentário em seu blog e eu li sem requer, mas dificilmente volto no blog para conferir resposta porque imagino que a pessoa vá responder no meu. Estou sendo exagerada? Se coloco a opção de receber avisos daquele blog no meu e-mail, tudo que é comentado no blog cai na minha caixa de entrada porque geralmente não acompanhamos um ou outro blog e sim vários e dái fica aquele montão de comentário... ah, não dou conta porque uso meu e-mail para outros assuntos. Noto que algumas blogueiras fazem isso (responder no próprio e-mail). Quando percebo que procedem dessa forma, deixo de comentar nesses blogs, mas imagino que deve ter outra alternativa para isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu, tu, eles nós nos jogamos na moqueca!!!
    Deu até agua na boca agora!!! hahaahahahaha

    bjooooo

    http://castro-pri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. ***Helena, obrigada pelo retorno. Eu faço assim; lioe e comento em blogs desde 2003, assim, uso o mesmo procedimento que se usava. Respondo todos os comentários no meu blog, na verdade, inúmeros blogueiros da velha guarda não respondem, mas eu acho gentil.
    Todas as pessoas que comentam aqui recebem uma visita minha, assim, estabelecemos um contato. Se esse contato tiver elán, a pessoa volta, senão não.;0)
    Espero que nossa leitura reciproca seja bacana e achei muito delicada a sua preocupação.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  27. ***Priscila, hahhahahahahh......né? beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Vivien! Primeiro quero agradecer sua visita no blog; fico feliz que tenha gostado das minhas "artes"... rsrs obrigada tbém por ter me adicionado no FB!
    Menina, o que é essa receita?! Adoroooooooooooooooo peixe assim! Ai, deu vontade... rsrs
    E adorei tbém a casa da vovozinha moderna... rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. ***Ligia, que bom! Volte sempre por aqui, beijocas.

    ResponderExcluir
  30. Sabe que eu nunca comi moqueca, qualquer dia vou me arriscar fazer.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  31. Menina, ate senti o cheirinho daqui! Amo moqueca bem quente e com coentro. Adorei o texto de sua receita, divertidíssima. Bjos e bom finde.

    ResponderExcluir
  32. ***Luciana, arrisque!;0) beijos.

    ***Zilma, bom saber que vc gostou.;0) Beijos.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: