13 outubro 2010

Tropa de Elite II - A jornada do capitão Nascimento


Fui assistir Tropa de Elite II com Daniel nesse feriado. Adorei.
No começo,o discurso de extrema direita do capitão - ou melhor, coronel - Nascimento, interpretado de forma genial pelo insuperável Wagner Moura, me arrepiou. Caraca. Pensei: mas que porcaria, vou ter que ouvir mesmo isso? Vou ter que ver meus alunos desenhando a caveira como belos inocentes úteis? Vou ouvir todos os reaças dessa cidade elogiarem essa fala?
Wagner Moura é um cara que existe, sua maneira de criar o personagem é dotada de uma intensidade rara e assustadora. Seu carisma natural é transferido para o persongaem, o que também é um problema.
Mas creio que esse inicio seja fundamental para o desenrolar do filme, pois ao perceber que seu inimigo é outro, Nascimento vai caminhando em convergência ao seu duplo/oposto/perfeito: o personagem Fraga, defensor dos direitos humanos, deputado e ...segundo marido da ex do capitão. Assim,os dois opostos vão se alinhando ao descobrirem inimigos em comum.
Fraga é apresentado ao público em uma aula - que eu gostei,aliás - e ganha território ao negociar com presos rebelados. Ele aé chamado para negociar com os presos e segue rapidamente, em um helicóptero. Para desgosto do BOPE, Fraga se nega a entrar com colete, dando legitimidade e força ao personagem, que dialoga firmemente com os revoltosos.
Para não furar o filme com spolier, me limito a dizer que há uma incrivel transformação no personagem central, que atinge seu ápice no final.( Não conto, oras, assistam.) Além disso, a certeira e caricatural crítica ao politicos presos ao poder da Mídia, à corrupção policial e às milicias trazem angústia ao espectador: como conviver com essa lama toda? É algo pra se pensar. E pra se discutir.
Outro ponto interessante é a apresentação da midia ralé, do jornalismo marrom de último nível, algo que se vê com frequencia nas tvs e que, infelizmente, tem público garantido. Ao ouvir as risadas da plateia diante de um ator que apresentava um desses programas de sensacionalismo barato, me perguntava se riam dele ou com ele.E quer saber? Acho que era com ele mesmo. Triste isso.
Algo que me perturba muito é a associação que parte da molecada faz entre o Bope, a ausência de corrupção e a tortura. Os policiais desse batalhão, aparentemente contrários às maracutaias tão comuns dentro das outras corpirações, não titubeiam em usar qualquer tipo de tortura e/ou assassinatos. Assim, para um espectador desavisado, vai tudo no mesmo pacote, e a porrada e os assassinatos seriam legítimos.
Vale a pena ficar atento para o discurso do protagonista no final. Vale a pena atentar para isso.
Qualquer outro que assista e que tenha o menos senso crítico vai compreender.Longe de fazer a apologia das estratégias do Bope, o filme à lá Senhor da Guerra, aponta outras esferas e infinitas possibilidades de violência e exploração.
O Alex Castro diz que falar que algo é um "soco no estômago" não é elogio. Mas esse filme é isso: um forte, incômodo e doloroso soco no estômago.

12 comentários:

  1. Olá meu amor!
    Que legal que vc assistiu o filme pois eu tb fui ve-lo. E adorei. Realmente o W. Moura é o máximo, além de lindo, gostoso é talentoso que não acaba mais. Gostei do filme e gostei da sua interpretação, como sempre muito afinada com a nossa realidade. Tb fiquei preocupada com o discurso inicial mas valeu o resto do filme. Ouvi o diretor do filme, José Padilha, dizer numa entrevista que esse filme é para ser pensado depois de assisti-lo e não durante, daí o filme ser intenso e rápido até o fim. Concordo com ele, há muito para se pensar ao ver um filme assim. Um grande beijo e feliz dia dos professores!!!!!
    Mara

    ResponderExcluir
  2. ***Hello, Mara! Bacana ver como o cinema nacional está multifacetado.
    Beijocas pra vc e feliz dia dos professores.;0)

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu gostei muito do 1 e do 2. Mas ele nao poupa críticas a sociedade como um todo, aliás o tal Fraga tb tem sua ganância em querer se eleger e aquela entradinha dele sem colete é totalmente politicagem. Eu tenho horror a esse maniqueísmo a esquerda é boazinha e a direita é um horror, pq no fim das contas estão todos no msm saco. Utopia deixa as pessoas cegas a crítica

    ResponderExcluir
  4. Vou assistir com Bruno e ver a minha impressão, mas já de pronto, confio na sua.
    ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi vivien,

    Gostei muito da forma como descreveu o filme, sem contá-lo. Ainda não assisti, mas com certeza ficarei atenta aos detalhes que você destacou.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Vivinha
    O Wagner Moura realmente incorpora de forma brilhante os personagens que interpreta, é um ator completo, perfeito. Mas eu não pretendo assistir esse filme, ver as atrocidades nua e crua, uma violência que está nas ruas, que é real, e que policiais e bandidos são farinhas do mesmo saco, e não podemos fazer nada contra isso, prefiro não asistir.
    Voce relata com muita clareza,quer seja um livro ou um filme,muito bom o post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Vivinha
    Desculpe o erro de digitação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Vivien,
    amei o filme pois ele me incomodou profundamente e eu adoro filmes que incomodam, me lembram o ensaio sobre a cegueira- uma semana dormindo mal.
    Mas a grande questão é que nem todos vão entender a mensagem e vão ler o senso comum, uma pena.

    ResponderExcluir
  9. ***Adri, eu não entraria sem colete, portanto, não consigo ver como politicagem, não consigo mesmo.
    Mas não vejo como maniqueista, vejo, entretanto, que existe sim diferença entre as orientações politicas...esse papo de que é tudo farinha do mesmo saco é quase uma tentativa de ser apolitico, certo? E isso nem existe, então...
    beijos.

    ***Mariane, depois a gente conversa pra ver se nossa interpretação foi convergente.;0)
    Acho um filme necessário - com o perdão do psol..rs
    beijos.

    ***Elaine, fico doida pra mandar mais spoilers, mas me contenho..haha.
    beijos.

    ***Mãe, ele é umm chute mesmo, dá pra sair beeem de bode.;0)
    beijos.

    ***Cecy, concordo com vc. E o senso comum é aterrorizantemente poderoso. Dificil conviver com as pessoas desse planeta,..rs
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito! É incrivel ver as pessoas se questinando sobre o terceiro filme e sobre a situação do Nascimento será que ele retornará a policia?

    ResponderExcluir
  11. ***Sandra, será que rola um terceiro?;0)
    beijos.


    ***Belle, veja e me conte! beijos, saudades.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: