01 dezembro 2009

O Eça da internet ou Um post sobre Branco Leone


Uma das coisas bacanas da blogosfera é descobrir escritores que eu ainda não conhecia. Uma das melhores descobertas foi Branco Leone.
Eu só comprei um livro ( Os melhores (e alguns dos piores) textos de Branco Leone
Albano Martins Ribeiro, pocket, crônicas)
e estou ensandecida pra comprar e ler todos que ele publicou.
Parafraseando Obama, Ele é o cara.
Como me rendi aos encantos de Eça de Queiroz muito cedo, fiquei feliz em ver como Branco consegue ter proximidade com esse estilo: acurado, sagaz, perspicaz, irõnico até o âmago, preciso, cirúrgico.
O livro condensa uma pequena e imperdível coletânea de textos, onde aqueles que foram retirados do seu próprio passado tem luz específica. A forma como descreve sua juventude, a compra de um carro em comum por um bando de jovens de jaqueta de couro, as aulas de piano e a professora com seu português idiossincrático ou a escola de padres são sempre um mote para textos rigorosamente perfeitos, e sempre, sempre, envoltos em uma fina e interessante ironia.
Cara, queria saber escrever assim.


***

Nunca comento as ilustrações, porque espero que o leitor faça a ponte sozinho. Mas desta vez, me permito interferir: a escolha para ilustrar esse textos foi o Real Gabinete Português de Leitura, no centro do Rio, um presente para quem gosta de ler e uma homenagem desta blogueira aos escritores portugueses.

7 comentários:

  1. Obrigada pela dica, Vivien. :)

    ResponderExcluir
  2. Há certos filmes, livros, discos e lugares que precisam ser curtidos na época certa. Entrei em contato com a literatura do Eça na época errada, obrigado a ler seus livros para fazer prova no colégio e não tinha maturidade para curtir seu trabalho. Mas certamente é um dos grandes.
    Quanto ao Real Gabinete Português, já é atração turística. Assim como a famosa livraria El Alteneo, em Buenos Aires. É um luxo só!
    bj

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:34 PM

    Vivien,

    nunca deixei de te ler, sempre com prazer. Mas acontece que meus comentários não emplacam!
    Vou tentar, mais uma vez!
    Beijos
    Vivina.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico!
    Bela coincidência :)
    E viva Eça de Queiroz!

    Beijos mágicos

    ResponderExcluir
  5. ***Lidiane, leia, vale a pena. Beijocas.;0)

    ***Julio, entendo vc. Mas te faço um desafio: leia Os Maias - um dois meus favoritos - hoje. Veja se consegue exorcizar a experiência do colégio e experimente. É perfeito.
    Beijocas.;0)

    *** Vivina, toda vez que vejo comentário seu, dou uns pulinhos aqui.;0) É por isso que a internet me fascina, ser lida por pessoas que admiro é demais.Beijocas.;0)

    ***Hazel, como vc diz, é sorte mesmo.
    Muito bom te ver por aqui, beijocas.;0)

    ResponderExcluir
  6. Micro-resenha, macro-satisfação. Obrigado, Vivien, mas tem muito chão até eu chegar perto da sombra do Eça. Camões que me proteja!
    beijão e obrigado.

    ResponderExcluir
  7. ***Branco, seu texto é perfeito, exato.
    Aposto que Eça concordaria comigo.;0)
    Beijos.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: