27 outubro 2009

Eu prefito ser uma Metamorfose ambulante...


Eu sempre achei que as pessoas organizadas fossem pessoas chatas. Escrevi sobre isso aqui, falando (mal) de professores organizados. Porque, efetivamente, os professores mais organizados com quem trabalhei eram...organizados e só. Limitados e rígidos como formigas em fila, desesperados por qualquer mudança, qualquer inovação.
Eu pensava, equivocadamente, que as pessoas organizadas eram sempre pessoas sem criatividade.
De certa forma, ser bagunçada fazia parte da minha personalidade, era como eu me definia, era como me definiam. Não foi à toa que escolhi "A Casa da Mãe Joana" como título para o blog. Até pouco tempo, o subtítulo era" uma bagunça de ideias" e na lateral, tudo era regido pela palavra "baderna". Substitui por "Casa" e retirei o subtítulo, porque as palavras tem poder, e tem muito poder.
Nesse ano, 2009, descobri que organizar pode ser um exercício de criatividade. Claro que não é nada parecido com os meus colegas chatérrimos, entediantes...não, não.
A nova organização que me proponho a seguir é inspirada em vários blogs bacanas que estão linkados aqui ao lado, como o Chega de Bagunça, Arrumadíssimo, Atelier Ordenar...e tantos outros. Gente, um charme. Uma forma delicada, criativa, de lidar com o seu próprio canto, redescobrindo as delicias de tornar a sua casa cada vez mais personalizada.
O fato é que desde que me "converti" à arrumação modifiquei muita coisa na minha casa: estou tentando adaptá-la a sabedoria do Feng chui, arrumei armários em demoradas semanas onde descbri provas minhas de vestibular(!!!), fotos esquecidas, roupas inúteis e cartas de amor. Tudo foi selecionado, a cesta de lixo foi grande, bem grande, porque muita coisa que faz sentido em um tempo, passa a ser inútil depois.
Claro que muita coisa foi guardada, mas guardada direito, com carinho, não jogada "pra ver depois". A sensação de controle é interessante.
Há pouco tempo, quando eu procurava um livro ou cd, ele poderia estar na estante, no rack, no freezer, no banheiro...sei lá. Agora sei. Agora sei onde as coisas estão e eu as controlo, não o contrário.
Nesse frenesi organizador, entrou o capricho, as flores, os aromas. E a minha casa, que já era meu lugar predileto no mundo, ficou ainda melhor.
Nem entendo como vivi quatro décadas com tanta bagunça. Não sabia que ser assim seria tão bom, tão saboroso.
Estou , hoje, absolutamente convencida de que a arrumação da casa, dos armários, das gavetas (ah, as gavetas...) refletem totalmente o estado de espírito da pessoa.
E nessa mudança, não renego a antiga Vivien, a "dona da baderna", como eu me definia aqui no blog. Mas não preciso do caos pra me explicar, não preciso mais.
Bem vindos, essa é a Casa da Mãe Joana, versão arrumadinha.



(foto retirada da internet)

11 comentários:

  1. Anônimo2:59 PM

    Eu até acho que sou organizada, mas nem tanto como eu gostaria de ser. E por um bom tempo me interessei muito por feng shui, comprei revistas, li livros e hoje essa febre até passou, mas a lição de que a organização, o se desfazer do velho e abrir espaço para o novo com certeza mantenho comigo até hoje :)

    Kawabe

    ResponderExcluir
  2. Vivinha
    Quatro décadas na bagunça????? Oh my God?????
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ***Márcia, só abrindo espaço, dá pra entrar coisas boas ( e pessoas boas..hahah) na vida. Pelo menos tô convicta disso.;0)

    ***Mãe, ahhahaha.....;0)

    ResponderExcluir
  4. E nasce uma nova mulher?! :D
    Então, Vivien. Eu sempre fui organizadinha. Lembro de mim, quando criança. Eu gostava de manter meus livros e material de estudo organizados, além dos brinquedos. Na adolescência, guarda-roupas sempre arrumadinho, e mais os livros, cosméticos, e por aí vai...

    Sabe que hoje até me reconheço menos arrumadinha que antes? Talvez eu tenha me reconhecido chata em algum momento, e decidi relaxar... kkkk...

    Mas o caos completo, a baderna, eu não consigo... não rola. Me desarmoniza, me perturba, me desconcentra. Minha casa não é a perfeição da arrumação, não mesmo. Mas no geral, sei onde estão as coisas e, como você disso, isso é "tudibão".

    Ótimo post! :D

    ResponderExcluir
  5. ***Lidiane, eu me sinto descobrindo um novo mundo, pelo menos, um novo olhar sobre o mundo...rs
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Vivien, bem vinda ao time dos que adoram arrumar as coisas. Acredito que tudo que juntamos guarda energia. Sou totalmente contra deixar energia parada, acumulando, se desgastando. Pra mim energia tem que circular, o lixo deve ser jogado fora ou reciclado. O que pode ser dado deve ser doado...
    Enfim, adoro fazer arrumações que sacodem a poeira. Juro que sinto a casa mais leve depois disso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. ***Cecy, exato, exato. Nada de energia parada na minha casa, menina, me animei com isso, a casa organizada fica com outro astral.;0)

    ResponderExcluir
  8. Acho que nossa qualidade de vida aumenta quando somos organizados. Ser chato é não ser flexível. Mas temos que ter um mínimo de organização, sim.
    bj e otimo feriadão

    ResponderExcluir
  9. ***Julio, eu estou descobrindo isso agora.;0)
    Grande beijo, bom feriado.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou daqueles que fazem as "arrumações anuais". Logo no começo do ano, dou uma limpa nas coisas que posso jogar fora [em suma, matérias da faculdade, folhas semicopiadas, recados escritos durante a aula e que ficaram perdidos no fichário...] e abro um espaço para as novas bagunças. É muito boa essa sensação que a gente tem, de renovação mesmo. Abrir espaço no velho, para o novo poder vir. :)

    Pena que não consigo vir sempre aqui, mas quando venho é sempre uma delícia de texto. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  11. ***Neutron, querido, vc é sempre bem vindo nessa casa.;0)

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: