04 novembro 2009

Comportamento de manada com bois acéfalos


Há pouco tempo recebi um email de uma amiga que falava sobre o tal caso da Uniban. Eu não sabia, mas um pulinho no twitter me mostrou a cena insólita, do povo doido gritando contra a moça. Denise Arcoverde fala sobre o assunto e levanta uma lebre: se a moça fosse magra, isso teria acontecido? Porque magra pelada na rua é rotineiro, gordinha querendo ser sexy parece ser algo ofensivo aos olhos brasileiros.
Não sei.
Umas alunas disseram que ela "estava provocando". Claro que isso remete aos argumentos usados há poucas décadas, que desqualificavam o papel de vítima de mulheres estupradas, dizendo que elas "haviam provocado" por usar roupas provocantes.
Assim, mulheres que haviam sido vítimas de inúmeras agressões não podiam nem denunciar o crime, pois seriam tratadas como causadoras.
As constantes ironias em relação às mulheres agredidas pelos maridos levou a criação de uma delegacia especializada em crimes domésticos. Ainda assim, só com a recente lei Maria da Penha, a agressão doméstica foi realmente criminalizada e mão resolvida na base de meia dúzia de cestas básicas pagas pelo agressor.
Vi uma escritora no Roda Viva que explicava que o véu muçulmano tinha afunção de proteger....os homens. Sim, você leu certo. Em termos, os homens seriam destituídos de auto-controle, portanto, caberia as mulheres conservar sua imagem apagada, para que os instintos masculinos não fossem despertados.
Não me interessa se a roupa da garota estava adequado ou não. Se ela fosse de biquini ou nua, quem deveria discutir com ela a viabilidade do traje seria a instituição e nunca, nunca, deveria ser mote para agressões físicas ou verbais.
O comportamento de manada sempre me assusta. Alunos que escutam um maluco gritar e correm atrás dele, no afã de gritar também, são capazes de qualquer coisa.
Quando as pessoas seguem os "alfa" e agem como manada, se escondem na multidão e mostram atitudes que seriam impensáveis, caso tivessem que repeti-la sozinhos, de cara limpa.


13 comentários:

  1. Vivinha
    Em uma universidade,o lógico a pensar é que se trata de uma instituição em que há pessoas esclarecidas, boa índole,futuros profissionais que irão conduzir o país. Esse triste acontecimento nos mostra lamentávelmente que esses indivíduos desclassificados prejudicam não só a instituição, mas a confiança que a sociedade deposita neles.
    Quanto a moça, não sei o que ela pretendia, mas nada justifica a selvageria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Vivien, que atitude extrema a desses alunos. É apavorante saber que comportamentos como esse são tão comuns no nosso meio, acho que a Denise tem razão, porque ninguém apedreja as "gostosas" da sapucaí, mas é só a Preta Gil aparecer na pria de biquini que já dá falatório.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:05 AM

    Eu ainda estou chocada... Muito bom o texto!
    Contardo Calligaris escreveu um texto na folha de hoje, 05/11, chamado "A Turba da UNIBAN". Ele levanta a hipótese de que o ocorrido expressa o medo ao desejo da mulher. Transcrevo um trecho: "As turbas têm um ponto em comum: detestam a ideia de que a mulher tenha desejo próprio... Em particular, eu acreditava que, depois de 40 anos de luta feminista, ao menos um objetivo tivesse sido atingido: o reconhecimento pelos homens de que as mulheres (também) desejam. Pois é, os fatos provam que eu estava errado"...
    Muitas hipóteses, mas uma coisa é certa: bando de misóginos!!! Meu! E ver meninas participando daquilo?
    Imagine se a aluna fosse nossa?!? O primeiro título que saiu na net foi "a puta da uniban" (a bandalheira continuou na internet...). Se a aluna fosse nossa, o primeiro título seria: "a puta da uniban e a professora louca e desvairada"... kkkk Eu teria confiscao todos os sapatos da turma e jogado nas cabeças dos animais... kkkkkkkkkkk
    Meu! Imagine um aluno sendo ameaçado assim, no seu nariz? E vc ilhada na sala, com a turba do lado de fora empurrando a porta?!? CAraca! Tenho que refazer a minha dissertação, definitivamente.... rs
    bjs
    Frou
    :o)

    Ps: gostei muito do texto.

    ResponderExcluir
  4. ***Mãe concordo absolutamente com vc: nada justifica essa selvageria. E ainda vi professores (toscos) falando mal da aluna, ignorando o fato dos anos terem agido como uma horda de lunáticos.

    ***Léia, ótimo exemplo: A Preta Gil incomoda, a sensualiade dela parece "fora do lugar" para alguns esquisitos. E acho o máximo ela tripudiar sobre isso tudo.


    ***Frou, eu te falei..eu te falei...a massa enlouquecida é acéfala, vc vai ter que reescrever sua dissertação..hahahha
    Se fosse aluna nossa, com certeza, o barraco seria maior, o primeiro a levar um pedala seria aquele professor babaca que "defendeu" a turba misógina.

    ResponderExcluir
  5. Menina eu fiquei completamente bege com aquilo que aconteceu, acho o cúmulo da hipocrisia, burrice e cretinice para dizer o mínimo, e o que mais me surpreendeu foi o ambiente onde tudo ocorreu...lembrei de meus dias no Centro de Artes e Comunicação que no auge do verão iamos todos de short para a aula, e nunca fui magra, nem por isso me tratavam como puta. Então agora usou roupa curta é puta? Que país hipócrita!
    Um super beijo.

    ResponderExcluir
  6. ***Jan, o comportamento de manada sempre me assusta. Mas a reação de várias pessoas, colocando a menina como "causadora", simplesmente se abstendo de comentar o nivel de violência dos lunáticos, foi realmente um absurdo.
    beijocas.

    ResponderExcluir
  7. O PIOR É QUANDO A MANADA É DE BURROS , COMO FOI O CASO
    BJ

    ResponderExcluir
  8. É realmente assustador, muito triste mesmo!
    Adorei o texto e tb a visitinha no meu bloguito, obrigada!
    Beijos mil
    Isa

    ResponderExcluir
  9. ***Guga, manada de burros é apavorante..hahah

    ***Isabela, eu estou frenquentando diariamente o seu blog.;0)
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Vivien querida:
    Realmente é assustador.
    Assim como o caso foi uma saia curta, poderia ter sido uma qualquer coisa. Porque muita gente que ali estava, naquele meio, nem sabia porquê.
    Fizeram pelo simples fato de entrar na "fila".
    Mas ainda acho que o bom senso em qualquer lugar, ainda é o que deve prevalecer. Isso, claro, para ela e para os animais que se levantaram, achando que eram modelo de virtude.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. ***Aninha, acho que grande parte das pessoas que entram em loucuras de turba, não sabem nem quem morreu, mas querem chorar o morto...
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8:48 AM

    A moça foi expulsa pela UNIVERSIDADE, que argumentou que a atitude da turba foi em defesa do ambiente acadêmico. Como diz o Fernando de Barros, a UNIBAM terminou o início de linchamento que a turba iniciou...
    Pare tudo que eu quero descer...
    bjs
    Frou
    :o)

    ResponderExcluir
  13. ***Frou, hoje já vi advogados se manifestando contrários a essa medida. A secretaria de educação vai pedir explicações.
    O povo ainda mistura os conceitos e acha que pra ser vítima, tem que ser santinha e boazinha.
    Sei lá, se não for...lincha?

    E a própria aluna assumiu um discursinho conciliatório :eu sei que errei.
    Bom, agora me lembrei dos garotos que espancaram a doméstica, porque achavam que era prostituta.
    E se fosse, né?, deixaria de ser vítima...ou teria alguém pra dizer.."ah, ela não era santa".

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: