31 maio 2012

Blogar ou não blogar, eis a questão..

Tem alguém ai?
Depois do transplante eu pouco ou nada postei. Algumas vezes não tinha tempo, em outro momento não tinha vontade. Muitas vezes não tinha ambos.
O interessante desse ano quase sabático foi que descobri outros mundos. Porque a blogosfera de hoje é tão diferente do..cof..cof..."meu tempo", tão diferente!
Quando comecei a ler blogs, em 2003, existiam poucos - e ótimos - blogueiros escrevendo. Escrevendo meio que sobre tudo, palpitando, discordando, pensando. Muita gente boa parou de blogar, gente que faz falta e deixa a blogosfera muito mais pobre.
Eu li barracos públicos, longas pelejas entre egos, textos memoráveis, discussões que mudaram meu modo de ver o mundo. Mesmo.
Nos últimos anos vi uma "categorização" dos blogs que foram se tornando paulatinamente cada vez mais específicos, cada vez mais retro alimentados por um público que consome as mesmas coisas, fala sobre as mesmas coisas e, por vezes, pensa as mesmas coisas.
Se os leitores ganham com o específico - e ganham, claro - pois cada vez mais existe mais profundidade sobre o que se fala, dado que o blogueiro mergulha em um universo, por outro lado houve uma perda. Perdeu-se o diálogo do diferente. Perdeu-se a miscigenação cultural, digamos.
No ano passado mergulhei nos blogs de organização. Confesso que sentia um tiquinho de vergonha de gostar deles, porque no meio das fabulosas dicas de organização vinham coisas abomináveis. Não me constranjo em fala dessa forma porque as autoras não leem esse blog.
Isso foi algo que aprendi e achei curioso. Dependendo da tribo, voce pode ir, pode ler e pode comentar uma, duas, quatrocentas vezes. As blogueiras não retornam, nnao te leem. Fora excessões muito bacanas, esse grupo de pessoas só comenta em blogs cujos temas sejam paralelos aos seus. #meda
O pessoal que passou por aqui não age dessa forma. Conheci blogueiras fantásticas que fazem qualquer decorador babar. Acreditem, a criatividade desse povo é algo absolutamente inovador, delicioso de ver e aprender. Minha mania atual snao blogs de moda. ( Não, não é uma pegadinha do Mallandro)
Não diria que os leio, porque não há muito o que ler, mas passeio por eles e acho gostoso.
Descobri que existe um pessoal que conseguiu aquilo que há muito se discute na blogosfera: conseguiram monetizar - e bota monetizer nisso - o blog. Isso eu conto depois e digo minha opinião. O fato é que um ponto negativo, no meu ponto de vista, s destaca. Ao ficar muito "profissional", perde a vibe de ser..BLOG. Particularmente acho que alguns estão muito #estilorevista pra mim, eu prefiro algo cotidiano, natural, gente.Isso é o que diferencia o blog de outras paltformas de comunicação, a possibilidade de dar visibilidade aos momentos triviais, apresentando formas geniais de ser ...trivial. Se for pra ver revista, compro revista.
Mais tarde falo sobre todos esses blogs e dou dicas; tem gente fantástica falando de organizaçnao, de craft, de decoração, de moda. Gente criativa.
Conto tudo pra voces. ( cade o circunflexo desse teclado? por que nnao consigo organizar os parágrafos? sei lá, vou me familiarizando, tenho paciencia comigo)

11 comentários:

  1. Oi, Vivien!
    Tenho pensando nisso mesmo ultimamente. Eu gosto que blog tenha cara e jeito de blog. Revista eu compro na banca ou leio na internet, uai. São veículos diferentes, e eu acho que a graça do blog é justamente ser diferente.
    Vamos ver como as coisas evoluem...
    Beijos,
    Lud

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivien, senti sua falta na atualização do blog, sempre passava aqui mas nada tinha mudado, nao sabia sobre o transplante!
    Concordo, hj há uma banalização sobre o que é realmente um blog, e se ele toma um rumo mais profisional perde a essência...
    Continuo aqui falando das minhas leituras e fazendo as resenhas e assuntos relacionados à literatura, mas quase fui fisgada por este demônizinho da profissionalização...rs...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. ***Lud, acho que o charme do blog é esse: adentrar o cotidiano das pessoas comuns, mostrando o quanto incomum isso é.;0) Volte sempre aqui, agora vou escrever. Beijos.

    *** Elaine, vou voltar a morar um pouco aqui, na minha casa virtual.;0) Olha, até acho que o blog pode ser profissional, mas se ele perder essa cara de dia a dia - pelo menos para mim - ele se desconfigura demais. Beijos, pode passar aqui, vai ter café fresco!

    ResponderExcluir
  4. Terrível essa mania de transformar prazer em comércio. Estou me ausentando cada vez mais da rede, apesar de continuar blogando. Procuro não ser saudosista pelos bons escritores que deixaram de blogar, mas entendo que isso aqui é só um brinquedo e me divirto.

    Bom saber da sua volta.
    :)

    ResponderExcluir
  5. *** Allan, bom ver vc por aqui! beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian, te acompanho de longe, colega barão geraldense!
    Concordo com o que vc diz sobre a especialização dos blogs, como tem se tornado mais específicos - e entediantes.
    E eu tb confesso que tenho vergonha de seguir alguns blogs de organização - mesmo o meu querido "Vida Organizada" (sabia que a moça mora em Campinas?), ás vezes eu não acredito que estou lendo alguns posts muito metódicos, hehe.

    E volta sim, estamos aqui de plantão!
    Bjos e beijos

    ResponderExcluir
  7. ***Ana, aprendi coisas muito bacanas com esses blogs. Teimei em tentar usar fend shui em casa e gosto do resultado, gosto mesmo.
    Mas confesso que alguns postando textos e mais textos sobre como limpar o fogão ou sobre gavetas...me deixam, digamos, curiosa sobre o ser humano.
    Em minha atual mania - blogs fashion - vi que existem vários que usam e abusam da criatividade, vários que mostram diversas faces da moda e como ela pode, e deve, ser vista com olhar antropológico e como arte. Mas no meio disso existe a etiqueta-mulher: aquela que tira foto torta pra mostrar a sola vermelha e usa roupas completamente iguais aos outros do mesmo meio. Uniformização me parece a atnitese da moda! ou não? (momento caetano)
    beijos.;0)

    ResponderExcluir
  8. ÊÊÊÊ... você voltou. \o

    ResponderExcluir
  9. ***Ritalinda, saudades de vc! beijos.

    ResponderExcluir
  10. Vivien, gostei muito do conteúdo deste post!!! Realmente a blogosfera é um mundo que faz a gente parar para pensar, o que é bom!!! Uma coisa eu acho legal: Todo mundo pode ter um blog, falar sobre o que quiser, mas confesso que é meio complicado filtrar tantas alternativas que muitas vezes não têm muito conteúdo... mas é um universo democrático e acredito que se encaixe nas preferências de todos os tipos os tipos de leitores. Outra coisa que aprendi neste 01 ano de blog: Não esperar retorno dos comentários que faço e não me chatear com isso mesmo porque eu também não consigo tempo para comentar nos blogs que sigo no meio da correria de todo o dia. Enfim: sou a favor da seguinte prática: blogar sem sofrimento, sem me chicotear por não conseguir visitar os blogs amigos e sem a obrigação de fazer um post em um dia que tenho certeza que o resultado não vai ser satisfatório nem para mim nem para meus visitantes. E assim a gente vai levando enquanto for algo que nos faça feliz!!! Grande abraço e muito obrigada por sua visita ao arquitrecos!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: