28 abril 2009

Ludus









Ontem terminei uma Oficina muito estimulante para mim: sobre Cultura Popular.
Ficamos juntos por cinco encontros, em noites de segunda feira, no Cenapec, onde trabalhamos diversas abordagens sobre a cultura polissêmica existente no Brasil.
O enfoque foi pedagógio e a preocupação era discutir a aplicabilidade desses elementos dentro de sala de aula, fugindo de um discurso maniqueísta, que encara os brinquedos contemporâneos sempre de forma negativa. Vou discutir esse ponto mais detidamente em outro momento, porque sou uma entusiasta dos jogos e brinquedos atuais.
Assim, discutindo Contos de fada, lendas, brinquedos, brincadeiras, remédios, festas e tantos temas, levamos esses dias.
Ontem, para finalizar, fizemos um café diferente, com bolos e doces tradicionais, chás e doce de leitte. Bom demais.
Sorteei quatro brinquedos que havia comprado na feira hippie, como contei em posts anteriores: um carrinho de tração de madeira, um pato colorido que era empurrado com um cabo, uma torre de hanói e um pião. Os brinquedos foram usados ali e espero que sirvam para colorir as aulas desses queridos professores.
Hoje, apra minha alegria, no post onde comento sobre os brinquedos, uma das alunas comentou:

"educadora said...
Oi Vivien,
Tudo bem? Sou aquela sua aluna que ganhou o pião no sorteio, amei sua idéia!!!
Bom eu ainda não consegui fazer ele rodar, mas ....meu pai adorou o brinquedo, ele tem 63 anos e me disse que brincou muito com este brinquedo na adolescência, precisa ver como ele se empolgou!!!!
A oficina foi maravilhosa,
Bju
Néia"


Um dos pontos que trabalhamos foi exatamente esse: recuperar algumas memórias e fazer disso uma ponte para entrelaçar relações, descobrindo o universo do Outro, que muitas vezes está tão perto.

Foi um prazer trabalhar com eles, professores, artistas plásticos, artistas de teatro, músicos...um público inesquecível.

5 comentários:

  1. Considero essas atividades lúdicas indispensáveis à educação. Por meio delas a criança (ou o adolescente) usa a imaginação, mistura realidade com fantasia e, com isso, ocorre uma interação que possibilita desenvolver suas expressões, suas interpretações, suas capacitações, e, assim, melhora em muito suas relações, tanto no presente quanto no futuro. Não serve pra todo mundo, também vai depender de outros fatores que interferem no processo de desenvolvimento de cada indivíduo. Deveriam ser estimuladas de forma abrangente. Por essas e outras que concordava contigo quando falava do uso do RPG nas escolas.
    E esses brinquedos antigos que a criança de hoje estranha? A criança de hoje sabe, realmente, brincar? Para mim, muito pouco, e a maioria só passa as horas...
    Te cuida, Vivinha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. ***Márcio, acho que os brinquedos e brincadeiras atuais tem tantos aspectos negativos, quanto positivos. Ao observar a quantidade de habilidades desenvolvidas por vários vídeo games, observar as formas como a cultura digital copiou e/ou resignificou diversos aspectos lúdicos, só posso pensar que eles tem, fortemente, um lado significativamente positivo.
    Sem cair em um maniqueísmo reducionista, vejo que algumas brincadeiras são inadequadas...mas um estilingue/bodoque tb era, certo?
    Algumas brincadeiras tradicionais reproduzem racismo e diversas outras formas de preconceito.
    Acho que o interessante é observar todos os aspectos, tendo em vista as possibilidades apresentadas por cada um.
    Tô melhor, beijos, brigadim.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:57 AM

    Adorei a cartinha da sua aluna. Adoreiiiiiiii!
    Bjs
    Frou
    :o)

    ResponderExcluir
  4. Vivien você conhece esse pessoal aqui
    http://www.castelodaspecas.com.br/
    è uma galera(da qual eu faço parte) que se reune uma vez por mês no sesc para jogar jogos de tabuleiro. São jogos europeus e americanos pouquíssimo conhecidos aqui no Brasil. Muitos são jogos de estratégia e baseados em história. Dão muito pano pra manga e pra aulas.
    Dá uma olhada e depois me diz o que você achou

    ResponderExcluir
  5. ****Frou, coom eu te disse, eles são muito maneiros, foi um prazer trabalhar lá.;0)
    beijos.

    ****Cecy, adoooorei a dica, vou ver com certeza.
    Muito bacana essa sacada. Vc joga rpg tb?
    Vi algumas dicas muito bacanas no seu blog, beijos.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: